segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

COMO EU FESTEJEI O FIM DO MUNDO

Direção: Catalin Mitulescu
Romênia, 2006

Embalado pela boa onda do cinema romeno, "Como Eu Festejei o Fim do Mundo" não me encantou como seus primos "A Leste de Bucareste" e "4 Meses, 3 Semanas e 2 dias".

O filme aborda a vida na ditadura de Nicolae Ceausescu, mostrando a influência de seu governo ditador na população romena e mais especifiamente no caso do filme, focando diretamente em uma família onde dois irmãos são os protagonistas.

O pior de tudo é que como em todas as ditaduras, não se pode criticar. É necessário fingir devoção e amor as regras absurdas e mudanças exercidas pelo ditador. Pelos olhos de uma criança e atitudes de uma jovem, podemos entender um pouco do que é viver neste inferno. Planos para fugir do país dominam a cabeça de todos, fantasias sobre a morte de Ceausescu e a felicidade extrema quando ele é deposto.

Apesar de todo horror da ditadura, o cinema romeno tem uma queda, ainda que discreta, para a comédia, fazendo com que um filme que teria tudo para ser pesado, torne-se algo leve e até engraçado em certo momentos.

Simpático e bem intencionado, mas nada demais.

obs: a protagonista é a versão romena da atriz Maria Flor.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

resmunga ai