terça-feira, 28 de dezembro de 2010

A ORIGEM

EUA, 2010
Direção: Christopher Nolan

Filme do ano? Muito comentou-se sobre "A Origem", novo filme de Christopher Nolan, diretor responsável por filmes como o ótimo "Amnésia" e a nova fase do Homem Morcego Batman. Se lembrarmos de "Amnésia" podemos dizer que até existe uma certa semelhança com "A Origem", quero dizer, na confusão que é os dois filmes. O quebra-cabeça que você tem que estar montando constantemente e se perder uma mísera peça, esqueça, tem que começar do zero.

"A Origem" conta a história de um grupo capaz de penetrar nos sonhos das pessoas em prol de suas necessidades. Liderado por Cobb, interpretado pelo sempre ótimo Leonardo Di Caprio, o grupo ainda conta com Arthur (Joseph Gordon-Levitt de "500 Dias Com Ela") e Ariadne (Ellen Page de "Juno").

A missão da vez é entrar no inconsciente de Robert Fischer (Cilliam Murphy), herdeiro de um império e convencê-lo a vender parte da empresa. Tal missão é dada por Saito (Ken Watanabe de "O Último Samurai") que por sua vez resolve embarcar na viagem do inconsciente de Fisher.

Bem, realmente a ideia é sensacional. Nos sonhos, podemos fazer o que quisermos certo? Certo. Nolan foi no limite da piração ao escrever o roteiro. Tudo é possível, não existem limitações. Os cenários são fantásticos, as concepções mirabolantes e Ariadne se diverte arquitetando as cidades dos sonhos.

Não podemos nos esquecer da participação de Marion Cotillard (Piaf) como Mal, a mulher de Cobb que ficou no limbo. Aliás, um dos motivos de Cobb aceitar este trabalho é a possibilidade de poder ver o rosto de seus filhos mais uma vez. Aliás, o passado de Cobb é muito perigoso para a missão atual e ele pode por tudo a perder, inclusive arriscando a vida de sua trupe.

Sim, como disse antes, o filme é cheio de tramas e mensagens subliminares que conquistou uma legião de fãs nerds orfãos e ávidos pelo próximo "Matrix" ou "Lost". Teorias mil são discutidas na galáxia internética sobre este filme cheio de detalhes que exigem atenção total do espectador.

O filme é bom, mas sinceramente, está longe de ser tudo o que dizem, ao menos para mim é claro. "Matrix" foi uma revolução na época ao apresentar seu mundo paralelo. O mundo dos sonhos é fascinante, mas apesar da criatividade de Nolan, "A Origem", esta longe de ser revolucionário ou apresentar algo que ja não vimos.

Bom divertimento, principalmente se for no telão, fora dele, o filme perde muito de sua graça, talvez por isso não tenha me impressionado.

ps: Seu peão tá rodando?






Indicações ao Oscar: Filme/Direção de Arte/Fotografia/Trilha/Edição de Som/Mixagem de Som/Efeitos Visuais/Roteiro Original

Um comentário:

  1. Li uma pesquisa com o público de NY e parece que esse foi "A" decepção do ano. Se vale pelo Leonardo di Caprio, que é um ótimo ator, menos mal...

    ResponderExcluir

resmunga ai