segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

GIGANTE

Direção: Adrián Biniez
Uruguai, 2009

Volta e meia, ainda que raramente, o cinema uruguaio ganha os holofotes. Foi assim com o ótimo "Whiskie". Embora menos badalado, "Gigante" chegou com ótimas recomendações.

O gigante do título é o segurança de um supermercado de dia e de uma balada punk a noite. Fã de heavy metal, o personagem possue uma doçura do seu tamanho. Um romântico a moda antiga que mostra que suas preferências musicais e aparência nada tem a ver com agressividade, pelo contrário.

Através das câmeras de segurança do mercado, gigante interessa-se por uma das funcionárias da limpeza, nascendo ali um amor platônico. Tímido, ele não consegue de imediato aproximar-se dela e através de seus "olhos" procura protegê-la das crueldades do chefe.

Gigante é um cara boa praça, bondoso e justo. Faz vista grossa para os pequenos furtos realizados pelos funcionários, quando estes roubam comida por exemplo, mas quando roubam algo fútil, chama a atenção.

A obsessão pela moça cresce e ele começa a segui-la e protegê-la também fora do ambiente de trabalho. Sem que ela saiba, gigante torna-se seu anjo da guarda. Até que um belo dia ele toma coragem.

"Gigante" nos reserva belos momentos, mostrando os "espasmos" de nossas individualidades, coisas que somente as paredes testemunham. Cenas simples e fortes. O personagem também não fala muito, mas nem precisa. Seus gestos valem por mil palavras.

Um roteiro inteligente e divertido que mostra a alma de um ser solitário. Consequentemente, têmos um belo filme.





Um comentário:

resmunga ai