segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

AKIRA KUROSAWA - CRIANDO IMAGENS PARA O CINEMA

Incrivelmente ainda não conhecia o Instituto Tomie Ohtake e não haveria melhor oportunidade que esta para conhecer esse belo local.

2010 é o ano em que Kurosawa comemoraria 100 anos e para celebrar esta data, o Instituto em parceria com "A Mostra Internacional de São Paulo" realizou uma sensacional exposição com mais de 80 storyboards do mestre do cinema nipônico, que antes de cineasta, era artista plástico.

Seus storyboards são verdadeiras obras de arte. Pinceladas coloridas e fidedignas de cada quadro e frame que gostaria de ver na tela grande. Filmes como "Sonhos", "Rashomon" e "Ran", além de outros, são retratados em suas obras de arte.

Teruyo Nogami, que foi sua assistente de direção, veio ao Brasil para lançar o livro "À Espera do Tempo - Filmando com Kurosawa." Em uma das passagens do livro, Teruyo lembra que Kurosawa ao criar os storyboards queria eternizar os filmes ao menos no papel, já que nunca sabia se conseguiria patrocínio para filmá-los. Mais tarde começou a desenhá-los com a intenção de deixar algo para que os filhos pudessem usufruir. Uma vez que não havia herança, talvez os desenhos rendessem alguns trocados. Pois é, a rapadura é doce mas não é mole não.

Um programa sensacional para quem é fã do homem e para quem não conhece também. Os desenhos são lindos, psicodélicos e suuuper coloridos. E não requer nenhum pouco de conhecimento de sua obra. Se bem que, faça-me o favor né, se ainda não conhece, vá conhecer o trabalho maravilhoso do maior cineasta asiático de todos os tempos e um dos maiores do mundo.

Instituto Tomie Ohtake
Av. Faria Lima, 201 - entrada pela rua Coropés/Pinheiros
São Paulo
Terça a Domigo das 11h as 20h



Nenhum comentário:

Postar um comentário

resmunga ai