quinta-feira, 16 de agosto de 2007

Duro De Matar 4.0


EUA, 2007
Direção: Len Wiseman

OK OK, eu sei que havia dito na crítica do "Homem Aranha 3" que minha tolerância com os blockbusters estava se extinguindo e não menti, mas como resistir a dar uma conferida nos personagens que fizeram parte de minha infância e adolescência?

Quando eu tinha lá meus 13 anos e só queria saber de me divertir, John Maclane, o personagem de Bruce Willys, me fez vibrar inúmeras vezes, assim como Rock, Rambo, Van Damme. Steven Seagal e Chuck Norris não constavam da minha lista, esses eu sempre considerei lixo. Hoje amadureci culturalmente e posso dizer que meu gosto cinematográfico já está definido e os blockbusters já não possuem muito espaço para mim. Mas eu fico atiçado para conferir the old heroes. Mesmo sabendo que eles já não condizem com meu gosto, lá fui eu assistir mais um "Duro de Matar".

Sabia que a probabilidade de sair achando o filme um cocô era grande, mas mesmo assim eu fui conferir. Masoquista eu? Talvez hahaha, mas gosto de conferir para poder falar.

Assim como no último Rock, que foi uma decepção total para mim, o herói carequinha de "Duro de Matar" está decadente. John Maclane é um sujeito ultrapassado que parou no tempo. Isso é bom, só faltava após anos o homem ainda se achar. Neste último filme, John é convocado para levar um jovem hacker à delegacia, somente isso, mas como você já adivinhou, a missão não será tão simples como aparenta. Nada é fácil para Jonh Maclane.

A interação destes dois personagens funciona muito bem, pode-se dizer que é a melhor coisa do filme. O velho detetive careca que curte Credence com o jovem hacker que parece o sósia do Júnior irmão da Sandy. Trata-se de um "casamento" perfeito que mantém o ritmo do filme até começarem os absurdos. Absurdos? Fala sério vai, a hora que ele derruba o helicóptero com o carro já não dá mais pra levar o filme a sério. Daí você vai dizer: Mas é um filme de ação ... Concordo, mas ação não é fantasia. Quer ver um belo filme de ação? Aluga "Brothers" do Takeshi Kitano. As coisas tornam-se surreais na mão de Maclane, o cara faz coisas impossíveis e parece o Jason, NUNCA MORRE MEU!!!

Assim como John, estou mais velho hoje e por isso mesmo, muito mais maduro e ciente do que quero para minha vida e esses filmes já não me descem mais. Eu sei que vou sair da sala rindo pra não chorar. Cinema é fantasia, aventura, tem que ter isso mesmo você vai dizer e eu vou concordar, adoro ver uma comédia bem besta as vezes, amo animações, "Senhor dos Anéis", " Harry Potter", gosto de tudo isso, mas Jonh Maclane e Rock, beirando os 60 anos e fazendo papel de invencíveis e imortais, já deu né.

Trata-se de caça niqueís para atores e produções decadentes. Triste. Eu gostaria de lembrar destes dois personagens no auge. Agora, vou lembrar deles como dois tiozinhos patéticos que não viram o tempo passar.

Mas, voltando ao assunto das velhas continuações oportunistas, quando será que vai rolar o Rambo 5 e o Exterminador 4? hahaha. Como diria Zé Simão, "nóis sofre mas goza" hahaha.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

resmunga ai