sexta-feira, 17 de agosto de 2007

Medos Privados em Lugares Públicos



França/Itália, 2006
Direção: Alain Resnais

A eterna busca do amor. O filme retrata um mosaico de seis personagens que possuem em comum a dificuldade de se relacionar. Isso no entanto, não impede que eles continuem tentando. Talvez esse seja um dos principais motores da vida humana, a busca do amor verdadeiro.

Filmado em Paris e com ótimas atuações, principalmente dos ótimos André Dussolier que interpreta o corretor de imóveis e de Pierre Arditi, o barman misterioso que está sempre com um semblante triste. Isso na parte masculina, pois na feminina, um filme de Resnais não poderia existir sem a presença de sua musa, Sabine Azéma, que interpreta a carola com síndrome de Caim.

Ainda temos a presença da linda Laura Morante como a mulher do personagem de Lambert Wilson que quer porque quer, um apartamento com escritório. Detalhe: Ele não trabalha. É um ex militar que foi expulso do serviço sabe-se lá porque. Mas isso não vêm ao caso.

Os personagens são meio bizarros. Todos eles possuem suas estranhezas. Mas com certeza, Charlotte é a mais estranha de todas. Vive falando de religião e como esta mudou sua vida, mas nos chamados momentos privados, transforma-se. Temos Gaelle, aquela que marca encontros na internet e se dá mal na maioria das vezes, pois o suposto pretendente nunca dá as caras. Agora, Thierry é o melhor deles. O sujeito bonachão, aquele cara em que você pode confiar, mas que vive recluso no seu mundinho, imaginando loucuras com Charlotte. Agora Lionel, o barman, realmente é um personagem a ser descontruído e uma das melhores passagens do filme ocorre entre ele e Charlotte.

Eu já havia imaginado no início, e nesta cena em particular, minha tese comprovou-se. A neve pode ser considerada uma das protagonistas da película. Além de dividir as passagens, ela faz parte fundamental do filme, ao aparecer dentro da casa de Lionel em seu diálogo com Charlotte. A neve é fria, mas derrete-se rapidamente com o mínimo toque de calor. Os personagens são frios e tristes, mas buscam sempre o amor que irá esquentar seus corações e suas vidas.

O título original do filme é "Coeurs" que significa corações. Acho que eu não estou viajando tanto assim.

Para acabar, o roteiro esta muito bem tramado e a direção dispensa comentários. Um Resnais sempre estará acima da média da programação. Disso, não tenho dúvidas. Muito bom.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

resmunga ai