quinta-feira, 16 de agosto de 2007

A Javanesa



Direção: Marcio Aurélio
Elenco: Leopoldo Pacheco


"A Javanesa" conta a história de amor entre dois desconhecidos e seu reencontro 30 anos depois. Você vai perguntar: Mas não é um monológo? Sim, é. E como fica então? Leopoldo Pacheco prova mais uma vez o ótimo ator que é interpretando os dois personagens. Na primeira parte ele interpreta o homem, na segunda a mulher e ao final, acontece o diálogo do casal.

No começo você vai estranhar um pouco, mas depois, o belo texto e a excelente interpretação de Pacheco cativam o público. O cenário é composto apenas por uma cadeira e um tapete. O figurino é o mesmo para ambos os personagens, a única mudança é um cachecol que ele coloca quando está interpretando a mulher, que diga-se de passagem, ele o faz sem nenhum afetamento.

A segunda e a terceira parte da peça são as melhores. É quando o texto começa a fazer sentido e você fica curioso para saber o que vai acontecer. Ele não sabe o nome dela e a chama de Javanesa porque ela vive cantarolando uma música com este nome. Ela é daquelas que não gostam de compromisso, que se sentem podadas e presas ao assumirem um relacionamento. Ele é exatamente o contrário, mas é tão apaixonado, que sempre cede as vontades, caprichos e regras dela.


Ele não resiste. Eles fazem amor, brigam, sorriem e choram juntos, e é tudo muito claro e bonito. Nada como o poder do teatro e a força da imaginação. Poderia ser um pouco mais curto, mas isso não chega a incomodar.

Excelente trabalho de Pacheco. Excelente texto. Excelente programa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

resmunga ai