terça-feira, 31 de julho de 2007

O Céu Está Em Festa



Sou daqueles que ao pegar o jornal lê primeiro o caderno de cultura. Hoje ao abri-lo me deparei com a chocante notícia de que Ingmar Bergman falecera. Chocante porque sempre imaginamos nossos ídolos como imortais. Ele já estava velhinho e recluso vivendo na Ilha de Farö, que foi cenário para diversos de seus filmes, mas a morte anunciada sempre vêm seguida de um certo desconforto.


Mas Deus resolveu não parar por aí. Ligo a tv e vejo: Morre Michelângelo Antonioni. Como assim?! Eles devem ter confundido! Infelizmente não houve confusão alguma, na verdade Antonioni, assim como Bergman, faleceu na segunda, mas somente hoje a notícia foi divulgada.


Nossa, que baque! Dois dos maiores cineastas do século partiram no mesmo dia. Coincidência?


Meu amigo seu José ligou para lamentar o ocorrido e tecermos algumas palavras sobre esses dois mestres insubstituíveis. A maior preocupação de Seu José é que os grandes mestres estão partindo e não existe ninguém para tomarem suas cadeiras, não existe nenhum sinal de que a qualidade e excelência de seus trabalhos tenham seguidores a altura.


Filmes memoráveis como "Morangos Silvestres", "O Sétimo Selo", "Fanny e Alexander ", "Gritos e Sussurros", "Blow up", "Profissão Repórter", para citar apenas algumas das obras destes dois mestres da Sétima Arte, serão referência enquanto a humanidade existir.


Bergman soube filmar como ninguém a solidão e o silêncio. O diretor de muitos cineastas. Deixo aqui minha humilde homenagem para esta dupla inesquecível e memorável do cinema.


A obra - prima está a caminho, uma vez que os dois resolveram trabalhar juntos no Paraíso.


Descansem em paz mestres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

resmunga ai