quinta-feira, 12 de julho de 2007

Ratatouille


EUA, 2007
Direção: Brad Bird

Mais um excelente trabalho dos estúdios Pixar. Depois de "Toy Story", "Procurando Nemo" e "Carros", chega as telas brasileiras o maravilhoso "Ratatouille".

O nome diz respeito ao famoso prato camponês francês feito com legumes. Sou suspeito para difagar sobre animações pois sou fã incondicional do gênero, mas posso dizer que "Ratatouille" faz parte das melhores.

Remy, um ratinho diferenciado encontra-se perdido no meio de seus familiares. Ele sente que não pertence àquele mundo e possui um faro raro. Em meio a confusão de um acidente ele perde-se da família e vai parar na cozinha do restaurante que já fôra um dos mais renomados de Paris. Lá ele vê sua chance de realizar seu grande sonho através das mãos do aprendiz Linguini. Este por sua vez, precisa do trabalho e Remy quer colocar em prática seus dotes culinários. Juntou-se a fome com a vontade comer e o resto é pura diversão.

Remy desenvolve uma técnica para manipular Linguini tal qual um fantoche e começa a reviver os tempos áureos do restaurante que anda por baixo desde a morte de seu mentor, que persegue a consciência de Remy e lhe incentiva o tempo todo.

O restaurante está nas mãos do Chef Skinner que só se importa com dinheiro e difama a tradição do restaurante. Temos ainda o abobinável crítico Anton Ego que dará o veredito final necessário para o estabelecimento decolar. A voz de ego é do sensacional Peter O´Toole.

Tudo é muito bem feito. Os produtores passaram por estágios em restaurantes de Paris para mostrar fielmente o funcionamento do coração de um restaurante. Pesquisaram sobre vinhos, todos os exemplos citados na animação são reais, enfim, um trabalho minimalista e impressionante.

O diálogo de Remy com Linguini se dá através de mímica, colocando cada ser no seu devido lugar. O simpático ratinho ainda dá exemplos de bom comportamento e manipulação com a comida. Você sai do filme com vontade de comer, é impressionante o cuidado com os detalhes.

O roteiro é ótimo, os personagens resolvidos e maduros e a animação maravilhosa. Excelente programa para satisfazer o simples ato da diversão como ela deve ser: leve e divertida. Muito bom.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

resmunga ai