segunda-feira, 2 de março de 2009

Orquestra Tipica Fernandez Fierro - Auditório Ibirapuera / 28.02.09


Esta foi a terceira temporada da Orquestra portenha com casa cheia aqui pela terra brasilis. Com o sucesso, vêm também as imposições e para meu azar, tive que aguentar a banda amiga de abertura Arbolito.

Concordo que temos que ajudar os amigos e dar oportunidades, mas precisava tocar 1 hora?! Acredito que 1/2 hora já estaria de bom tamanho, afinal, fui lá para ver um show de tango.

Este foi o primeiro show da banda Arbolito fora da Argentina. A banda tenta misturar músicas regionais e folclóricas da América do Sul com rock. Chico Science fez isso por aqui de maneira extraordinária e Manu Chao também se sai bem, mas os amigos arbolitos ... Bem, talvez eles ainda venham a melhorar, mas a música é muita chata. Para se ter uma idéia o melhor do show deles foi a performance saltitante da dupla gordinho careca de sarong laranja e magrinho cabeludo a lá Bethânia. Ambos é claro, calçando suas sandalinhas hippies. Eles ficavam pulando pelo palco executando coreografias horrendas hahaha. Mas foi engraçado pelo menos. Na boa, amo música do mundo inteiro, quanto mais exótico melhor, mas nem tudo dá para ficar ouvindo por muito tempo. Nossos irmãos bolivianos que tocam suas zampoyas no centro são muito melhores, mas vamos falar do que interessa.

A primeira impressão é a de que o que está no palco é uma banda de rock. Cabeludos (que isso, quase não existe cabeludo na Argentina), dreadlocks, óculos escuros, bermudas e regatas. Enfim, se não fosse pelos 4 bandonéons, 4 violinos, 2 cellos e o piano, poderia facilmente achar que teria errado de show. Mas tudo bem, eu já sabia o que me aguardava. Jovens tocando um tango de respeito.

O show também lembra um concerto de rock tamanha a garra e sentimento impostos nas belas execuções e o barulho produzido. A iluminação e cenários muito bem trabalhados também dão seu toque de inquietude desta jovem e competente orquestra. Eles tocam alto e você sente o respirar do bandonéon e o choro do violino penetrar no seu corpo. O vocalista é um show a parte. Extremamente carismático e dono de uma voz poderosa ele brinca com a platéia e debocha de tudo.

Tango com Garra! Esqueça os terninhos, aqui temos uma orquestra de tango jovem, estilosa e muito talentosa. Um super show para ouvidos apurados. Tango forte, nervoso, com estilo e sangre! Compreendes?



3 comentários:

  1. ahaha
    parece que ninguem gostou dos "bonsai" mesmo.. fui com uma amiga e as amigas delas... no caso de minha amiga, a birra dela é com o som de flauta doce. basta pra q ela nem ouça o resto. uma outra tem aversao à flauta pan! ahahahah
    mas eu confesso que curti!
    não que fossem um primor, mas achei algumas composições bem bonitas! e gostei da iniciativa.
    acho que o problema maior é esse mesmo: as pessoas vão pra ver algo especifico. talvez os arbolitos devessem mesmo fazer um show de abertura mais curto.
    Agora, de fato, a orquestra principal da noite (eu fui no domingo), é tudo isso aí que vc disse mesmo! o que é aquele vocalista?!?! sensacional!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. hahaha. eu nem encano com a flauta, adoro a zampoya, mas achei fraco mesmo rsss. e a participação do coitado com a orquestra foi só figurativa né, pq foi impossivel ouvir a guitarra. se tivesse sido mais curto ninguém reclamaria, mas foi demais hahaha!!!

    ResponderExcluir

resmunga ai