segunda-feira, 16 de março de 2009

Vicky Cristina Barcelona


EUA/Espanha, 2008
Direção: Woody Allen


Viva a Espanha! Viva Barcelona! Que filme delicioso Mr. Woody. Que os ares europeus fizeram muito bem para este diretor não restam dúvidas, mas em Barcelona, com certeza sua criatividade foi além. Desta fase européia, considerava até então, "Match Point" seu melhor trabalho, mas "Vicky Cristina" superou todos.

Duas americanas partem para Barcelona para fazer turismo. Uma esta noiva e de casamento marcado, a outra, esta em busca de novas experiências que possam ajudá-la no seu desenvolvimento como atriz.

Num belo dia vão à uma exposição e conhecem o artista e homem sincero, interpretado pelo excelente Javier Bardem. Que elenco caros amigos. Todos talentosos e lindos! Scarlett Johansson, Rebecca Hall e a estontante Penélope Cruz. Uma trinca de muito respeito. E ainda temos o sortudo e belo também, Javier Bardem. Agora junte este elenco à beleza monumental desta cidade. Cenário perfeito para amores de verão e loucuras calientes.

Cristina é liberal, adora aventurar-se e costuma pensar com o coração. Vicky é a certinha (aparentemente), racional e caxias. Seu discurso de boa moça é tão convicente que ela mesma acredita na sua inocência, até que se prove o contrário. Bardem faz o papel do galante vivido. Sedutor, sua sinceridade parece atrair ainda mais as inocentes americanas. Chega um momento, em que o homem não precisa mais viver de rodeios. Muita sinceridade talvez assuste, e sabemos da enorme dificuldade das mulheres lidarem com essa libertinagem, mas confesso que a sinceridade me agrada e muito.

Bardem faz um convite para as duas: Que tal um fim de semana em Oviedo, onde poderemos nos divertir e eventualmente fazer amor? Foi mais ou menos assim o convite. Poucas horas depois estavam todos no avião. Vicky indignada e Cristina, toda aberta.

Não entrarei em maiores detalhes, mas posso adiantar que a certinha põe o casamento à perigo. A libertina, começa a achar que não é tão liberal assim e Javier ... Bem, esse tá na dele hehehe.

Eis que surge então o furacão Penélope Cruz no papel da ex-esposa de Bardem. Uma mulher explosiva, linda e talentosa. Totalmente o oposto das americanas sem sal. Sua entrada no filme melhora o que parecia impossível. Se até então o filme já estava delicioso, com sua chegada o filme fica perfeito. E está criado o quadrado amoroso mais sexy e divertido do cinema recente.

O filme envolve e passa num piscar de olhos. Os diálogos, como não poderiam deixar de ser, são um caso a parte na obra deste mestre das relações amorosas. Inteligentes e cômicos. Direção impecável e ator e atrizes sensacionais. Temos ainda a cidade de Barcelona como uma das protagonistas e cenário para esta história sensual. Todos estes elementos agregados, fazem de "Vicky Cristina Barcelona", um dos melhores filmes de 2008.

Um filme sobre amores casuais, amores de verão, amores que não sobem a serra, loucuras de momento, desejo e liberdade. Quem guia nossas vidas somos nós. Você tem certeza de que está feliz e faz o que seu coração manda? Espero que tenha a resposta na ponta da língua. E lembre-se: Nunca é tarde, mas quanto antes, melhor. Não tenha medo de ser sincero. Sensacional.





3 comentários:

  1. e a musiquinha então?!?! ahahah
    põe aí na sua trilha do blog!
    abço

    ResponderExcluir
  2. mto bão né! adorei esse filme. e a penélope cruzzzzzz..... rsss.

    abss

    ResponderExcluir
  3. é pra se pensar, mas ja to achando q é W.A. que mais gostei..
    qdo amadurecer essa ideia comento... (páreo duro com outros, match point, por exemplo)

    ResponderExcluir

resmunga ai