quinta-feira, 5 de março de 2009

Midnight Cowboy


EUA, 1969
Direção: John Schlesinger

Fuçando minha dvdteca recentemente, encontrei este belo filme que fazia tempos que não assistia. Gosto de rever os filmes pois você sempre acaba percebendo novos detalhes e tendo novas impressões.

Midnight Cowboy conta a história de um cowboy (claro) que sai do Texas em busca de donas de casa carentes e sedentas por um macho de verdade. Disseram pra ele que Nova Iorque era o lugar ideal para se dar bem e que assim que ele pisasse na Big Apple, choveria mulheres pois os homens de lá eram muito frouxos. Ele acreditou e se mandou com a certeza de que era o último macho na face da Terra. Seu futuro estava decidido: Ganhar dinheiro dando carinho para dondocas insatisfeitas.

O cowboy é interpretado magistralmente por Jon Voight, isso mesmo, o campeão, pai do menininho mais fofo das sessões da tarde de minha geração. Se você está na faixa dos 30, com certeza se lembra da cena do pai (Jon), dando um tapa no menininho e gritando: VOCÊ É UM ATRASO DE VIDA! I-n-e-s-q-u-e-c-í-v-e-l hehehe. Se você é mais novo, Jon Voight é nada mais nada menos que o pai da bela Angelina Jolie, então muito respeito com o homem!

Perambulando por Nova Iorque com seu visual marlboro man, ele flerta e aborda mulheres oferecendo seus serviços de amante profissional, o que gera situações cômicas, principalmente depois que as mesmas descobrem que ele quer receber.

Mas as coisas não saem como ele havia planejado e eis que surge o malandro vagabundo para ajudá-lo. O personagem de Dustin Hoffman (maravilhoso) tenta aproveitar-se da inocência do caipirão, lhe mete o golpe e some. Dias depois, todo ferrado, sem dinheiro e sem ter onde ficar, o cowboy cruza com o vagabundo por acidente e vai tirar satisfações. O filme que parecia uma comédia dá uma reviravolta incrível e o vagabundo de outrora, vira um anjo na vida do cowboy. Nasce então uma das mais belas amizades do cinema americano.

Vencedor do Oscar de melhor filme, roteiro e diretor, Midnight Cowboy é um filme sobre amizade. Dá pra perceber um tempo diferente, uma montagem que já não estamos mais acostumados, mas ainda assim, é muito bom. Engraçado e emocionante, o filme toca e mexe com a gente, sem contar as interpretações magistrais desta dupla. Ambos foram indicados ao prêmio de ator. Um filme para ver e rever. Cinemão de verdade, na essência e na veia!






Nenhum comentário:

Postar um comentário

resmunga ai