sexta-feira, 30 de setembro de 2011

O MOINHO E A CRUZ


Suécia/Polônia, 2010
Direção: Lech Majewski

O filme recria a pintura épica de Pieter Brugel "A Procissão para o Calvário" de 1654. No papel de Pieter temos o eterno andróide de "Blade Runner", Rutger Hauer e Michael York no papel do colecionador de arte amigo do pintor. O filme ainda traz no elenco a ótima Charlotte Rampling, que serve de inspiração para a Virgem Maria.

Diferentemente de "Moça com Brinco de Pérola", outro belo filme inspirado em uma pintura, onde o diretor explora a relação do pintor com a retratada, "O Moinho e a Cruz" mostra com detalhes exatamente o momento e inspiração de Pieter para realizar o quadro épico.

Utilizando ótimos efeitos especiais em conjunto com belas locações na Áustria, Nova Zelândia e Polônia, Majewski conta a história do quadro através de uma minunciosa análise dos rituais e do contexto político que permeiavam a vida cotidiana flamenga do século XVI.

Com pouquíssimos diálogos, o quadro literalmente ganha vida neste belo filme, onde cada frame parece uma pintura. O diretor ainda utilizou um enorme pano de fundo pintado a mão para dar mais veracidade ao quadro em movimento. Visualmente arrebatador.

obs: Deve estrear por aqui em breve.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

resmunga ai