segunda-feira, 19 de setembro de 2011

EM UM MUNDO MELHOR

Dinamarca/Suécia, 2010
Direção: Susanne Bier


"Em Um Mundo Melhor" foi o vencedor do Oscar de melhor filme estrangeiro deste ano. Há tempos que o Oscar deixou de ser um Festival que realmente agrada quem ama e respira Cinema. Membros antigos, politicagem, tudo isso tornou o Festival ultrapassado e incoerente. A única coisa que restou foi o glamour em volta dele, nisso ele ainda é imbatível, mas suas escolhas ...
O filme conta a história de Anton e das crianças Christian e Elias. Anton é um médico que vive mais tempo fora do que em casa com a família, Elias é um de seus filhos. Talvez por causa disso ele esteja enfrentando a dor da separação. Anton trabalha como voluntário em um país africano dominado pela Guerra Civil. Sua ausência cria problemas para a formação de seus filhos, principalmente para o primogênito Elias que sente muita falta de sua presença.
O outro núcleo é formado por Christian e seu pai. Ao perder a mãe, vítima de câncer, Christian torna-se uma criança revoltada e de mal com o mundo. Culpa o pai pelo acontecido e o acusa de ter desistido de salvar sua mãe. Após a perda, ambos mudam para a Dinamarca onde Elias tem que enfrentar o cenário de uma nova escola, sempre um problema para crianças. Nesta escola conhece Elias, filho de Anton e logo tornam-se amigos. Elias sofre de bullying, assunto super em voga nos dias atuais e Christian chega para protegê-lo.
Ambos envolvem-se em confusões pois Christian não deixa barato a humilhação sofrida por Elias e lá vão os pais ausentes tentar entender o que acontece com seus filhos.
O roteiro é forçado, a direção ... Fraca. Realmente não entendo como foi o filme vencedor. "Biutiful" e "Dentes Caninos", outros concorrentes, são muito superiores, apesar de o melhor do ano na minha modesta opinião ser o lindo "Homens e Deuses" que sequer foi indicado.
"Em Um Mundo Melhor" é um filme politicamente correto, sem grandes inovações, aliás, nenhuma. Trata de assuntos da moda e é todo certinho e careta. Anton tenta enfiar na cabeça do filho que violência só gera violência. Ok, concordo, mas apanhar na frente dos filhos pequenos e dizer que aquilo é o certo, talvez não seja a melhor maneiras de educá-los. Não acho que Anton devesse revidar, mas se não quer confusão, não procure-a e muito menos leve os filhos para vê-lo ser humilhado, pois criança pequena realmente não irá entender. Pois é, a cara do Oscar. Não é horrível, mas esta longe de ter merecido o prêmio.
O Oscar nunca perderá sua pompa de Festival dos Festivais, mas se quiser ser respeitado por quem leva a sério a Sétima Arte, terá que rever seus conceitos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

resmunga ai