quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

FAÇAM SUAS APOSTAS


Dia 27.02 conheceremos os vencedores do prêmio mais famoso do Cinema. Glamouroso, famoso, mas longe de ser o mais justo. Mas vá lá, cá entre nós, quem é apaixonado por cinema como eu, como você, adora fazer sua listinha de favoritos e torcer no Domingo a noite não é mesmo?
Neste ano, pra variar, não teremos nenhum representante brazuka, o que mais se aproxima é o documentário "Lixo Extraordinário" co-dirigido por João Jardim. O filme conta a relação de Vik Muniz com o lixo que utiliza como matéria-prima para sua arte. Vale a torcida, pois o doc está muito bem comentado, ganhando prêmios mundo afora e não existem muitos concorrentes. Quem pode atrapalhar a festa é o cômico e inteligente "Exit through the Gift Shop" do grafiteiro Banksy.
A mudança de 5 para 10 indicados ocorrida na edição do ano passado foi uma bela sacada do Oscar. Ao mesmo tempo em que cria maior expectativa com relação ao premiado, podendo muito bem eleger uma zebra, fez um lobby incrível com as distribuidoras e produtoras. Ao entrar na lista dos indicados, qualquer filme tem sua carreira alavancada a enésima potência. Já posso ouvir a caixa registradora.
Filmes como "127 Horas", "Inverno da Alma" e "Minhas Mães e Meu Pai" saem extremamente beneficiados. Não que sejam ruins, porque eu mesmo não os assisti, mas talvez não seja para tanto. Um bom exemplo disso foi a inclusão de "Um Sonho Possível" na lista do ano anterior. Horrendo!
Então vamos aos palpites. Os apresentadores deste ano serão James Franco e Anne Hathaway, podemos aguardar muito charme, mas pressinto uma cerimônia chata.
Bom, "127 Horas" é protagonizado pelo apresentador da cerimônia, então, cá entre nós velhinho, ta fora. Sei que não é ele que entrega o prêmio, mas seria demais Kathryn Bigelow anunciar: E o Oscar vai para ... O cara aqui do meu lado! eeee. Não, não vai rolar. "Inverno da Alma" assim como "O Vencedor" protagonizado pelo eterno Mark Mark feel the vibration! são dois azarões. Aaa, "Minhas Mães e Meu Pai" também entra na categoria azarão. Mas eles estão muito bem cotados nas categorias de melhor ator e atriz.
"A Origem" é badalado e tal, mas também não leva. Agora vamos aos sérios concorrentes. "Bravura Indômita" leva a assinatura dos irmãos Coen, que ano sim ano não, estão lá concorrendo. O filme conta com grandes atores como Jeff Bridges que levou o prêmio no ano passado e concorre novamente este ano, além de Matt Damon que melhora a cada filme. Olho nele. "Black Swan" é o favorito de muita gente e tem a bela Natalie Portman no papel que parece ser o trabalho de sua vida e consequentemente, é forte candidata a melhor atriz. Mas dizem que o filme é muito "escuro", pesado para a Academia.
Para mim, o prêmio está entre "A Rede Social", "O Discurso do Rei" e "Toy Story 3". A Academia vem tentando rejuvenescer seus critérios, seus membros, tenta uma aproximação maior do grande público e cá entre nós, 500 milhões de pessoas é gente a beça! "A Rede Social", se levar, será merecido, pois além de ser um grande filme com uma atuação impecável de Jesse Eisenberg, mostraria que a Academia esta antenada. Mas ai aparece o tão comentado e badalado "O Discurso do Rei", protagonizado pelo excelente Colin Firth no papel de Rei gago. Será "O Discurso do Rei" o "Avatar" do ano passado? Será "Toy Story 3" o "Guerra ao Terror" deste ano? Amigo(a), creio que as chances são grandes. Aguardemos.
Minha grande felicidade do Oscar deste ano é a indicação do grego "Dente Canino" ao prêmio de melhor filme estrangeiro. Conferi este filme na Mostra de São Paulo do ano retrasado e amei! A maioria odiou, achou o filme ridículo, idiota, mas ele é desses filmes, ame ou odeie, e quem está acostumado a calmaria e chatice de seu cotidiano, odeia qualquer coisa que saia do papel comum. O filme é sensacional, faz pensar e diferente de tudo o que você já viu. Minha torcida no dia 27 será para ele. "DOGTOOTH" "DOGTOOTH"!
Agora chega de conversa e vamos as apostas. Destacarei em vermelho os que acredito que levarão. That´s it folks! Bom Oscar para todos.
Filme
"Cisne Negro"
"O Vencedor"
"A Origem"
"Minhas Mães e Meu Pai"
"O Discurso do Rei"
"127 Horas"
"A Rede Social"
"Toy Story 3"
"Bravura Indômita"
"Inverno da Alma"
Ator
Colin Firth - "O Discurso do Rei"
Javier Bardem - "Biutiful"
Jeff Bridges - "Bravura Indômita"
Jesse Eisenberg - "A Rede Social"
James Franco - "127 Horas"
Atriz
Annette Bening - "Minhas Mães e Meu Pai"
Nicole Kidman - "Reencontrando a Felicidade"
Michele Williams - "Namorados para Sempre"
Jennifer Lawrence - "Inverno da Alma"
Natalie Portman - "Cisne Negro"

As categorias restantes deixarei para opinar mais pra frente, quando tiver visto com meus próprios olhos todos os concorrentes. Valeu!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

resmunga ai