sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

OCEANOS



França/Suiça/Espanha, 2009
Direção: Jacques Perrin e Jacques Cluzaud

Seguindo a mesma linha de "Migração Alada" e "A Marcha do Imperador", "Oceanos" chega para desbravar este outro mundo que domina nosso planeta, mas ao mesmo tempo continua tão misterioso.
Na realidade o pai de tudo isso é francês também. Quem é da minha geração, dos 30 e poucos, com certeza se lembra de Jacques Cousteau e seu anfíbio-móvel. Ele inclusive conquistou o Oscar em 1956 com o documentário "O Mundo Silencioso", que foi filmado no Mediterrâneo e no Mar Vermelho. Era dessas pessoas que estão a frente de seu tempo.
"Oceanos" é um desbunde de imagens. Se na telinha do simpático Cine Segall já deslumbra, fico imaginando como seria em um telão imax.
Filmado nos oceanos de todos os continentes, o filme conta com uma discreta locução em pontos pontuais e chama a atenção para a necessidade de se preservar para as futuras gerações nosso planeta.
O amor de um leão marinho pelo seu filhote, a luta pela sobrevivência das pequenas tartarugas rumando pela primeira vez ao mar e um mergulhador nadando ao lado de um enorme tubarão branco, são apenas algumas das inúmeras imagens lindas e sensacionais. Esta última aliás, nos mostra muito bem que o bicho Homem, é o único ser vivo que mata e destrói por motivos banais. A natureza é sábia.
Tem também a parte chocante, como as cenas de um tubarão tendo suas barbatanas arrancadas e jogado de volta ao mar, agonizando sem poder fazer nada. Triste e inexplicável.
Uma bela mensagem para a humanidade utilizando os protagonistas que mais merecem destaque no mundo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

resmunga ai