quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

UM OLHAR DO PARAÍSO


EUA, 2009
Direção: Peter Jackson


Mais conhecido pela sensacional trilogia "O Senhor dos Anéis", Peter Jackson iniciou sua carreira no mundo trash, onde filmou o nojento e muuuito engraçado "Fome Animal". Depois filmou o trash Hollywoodiano "Os Espíritos" com Michael J. Fox. Todos seus filmes abusam dos efeitos especiais e cenários mirabolantes e todos tem uma quedinha pelo fantástico, bizarro e sobrenatural.

"Um Olhar do Paraíso" conta com um cast muito bom, sem contar a grife que virou o nome Peter Jackson após o sucesso dos anéis. Têmos Mark Wahlberg e a bela Rachel Weisz no papel dos pais da garotinha assassinada, interpretada pela boa Saoirse Ronan que fez "Desejo e Reaparação". Tem ainda a veterana Susan Sarandon no papel de avó doidona e o excelente Stanley Tucci no papel do maníaco.

O filme ja entrega logo no início que a menina será morta e entrega também seu assassino. O plote então fica apenas no suspense da eventual descoberta do responsável pela morte da garota.

Realmente, visualmente o filme é deslumbrante. Saoirse fica perambulando pelo chamado limbo, que na visão de Jackson, pode tanto ser lindo como nebuloso. Mas o roteiro é tão ruim e fraco, que nem o paraíso salva. Não existe conflito, as deduções são feitas pelo chamado feeling familiar. De repente o pai e a irmã da menina morta implicam com o vizinho solitário, sem mais nem menos. Ta certo que a paranóia ajuda, mas ficou muito forçado. Aliás, todo o filme é forçado, tendo seu ápice no desfecho RIDÍCULO do assassino.

Pode-se tirar duas conclusões: A primeira é a de que realmente, Peter Jackson manda muito bem nas imagens e a segunda é a de que Stanley Tucci é um super ator, uma vez que ser indicado ao Oscar por um filme tão horrendo, não é tarefa para qualquer um. Realmente ele arrasa no papel de maníaco.

Mas nada disso é suficiente para levantar o filme. Muito ruim.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

resmunga ai