quarta-feira, 10 de novembro de 2010

A NOITE QUE NOS DOMINA

EUA, 2010
Direção: Tanya Hamilton

Após a Bomba, estava mais tranqüilo com relação ao filme a seguir. Saberia que talvez não fosse um super filme, mas terrível também não poderia ser, pois tratava-se de um filme americano e diga o que quiser, mas este povo sabe fazer Cinema. Quer dizer que “American Pie” é bom então?! Claro que não amigo(a), mas na Mostra, não existem filmes do gênero.

“A Noite que nos Domina” trata de um período histórico dos EUA e mundial. Conta a história dos Panteras Negras alguns anos depois dos fatídicos confrontos.

Com o embasamento histórico como pano de fundo, o filme trata da relação entre Marcus e Patrícia. Após 4 anos Marcus retorna a sua cidade natal para o funeral do pai. Na cidade ele não é bem vindo, uma vez que todos acham que ele foi o responsável pela morte de um dos líderes dos Panteras ao delatá-lo. O taxam de dedo-duro, mas desconhecem os motivos que o levaram a fazer isso. Patricia por sua vez vive no passado e é paranóica. Ainda acredita ser alvo do FBI e sempre acha que está sendo espionada.

Contando com imagens de arquivo da época, homenagens a Malcom X e Martin Luther King e embalado pela ótima trilha do “The Roots”, o filme narra a luta de um povo pela igualdade social, mas tendo como mote principal a relação de Marcus e Patricia anos depois.

Existe a necessidade de lembrar do episódio, mas acima de tudo, de continuar a viver. É preciso continuar e deixar o passado para trás. O filme conta com alguns clichês dos filmes do gênero político e é previsível em alguns momentos, mas e daí? O filme é bom. Bom roteiro e ótimas atuações.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

resmunga ai