segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

PRECIOSA - UMA HISTÓRIA DE ESPERANÇA

EUA, 2009
Direção: Lee Daniels
Inicialmente confesso que fiquei muito feliz com as mudanças do Oscar 2010, principalmente com o prêmio principal sendo disputado por 10 filmes, afinal, o Oscar nunca prezou pela justiça e talvez dessa maneira ele fosse menos injusto, mas ao conferir os indicados, cheguei a conclusão de que tudo não passa de mais uma mudança caça níqueis, o que para os cineastas é ótimo, mas o prestígio de outrora do Festival, que anda cada vez menor, agora corre o risco de cair na banalização ao indicar filmes que sinceramente, não são merecedores de tal lista. Felizmente não é o caso de "Preciosa".
Baseado no livro "Precious", o filme conta a história da adolescente Clareece Precious Jones que com apenas 16 anos ja esta na segunda gravidez decorrente dos abusos sofridos por seu pai. Isso mesmo, desgraça pouca é bobagem no enredo deste filme.
Precious é molestada pelo pai e maltrada pela mãe que absurdamente tem ciúmes da própria filha. Diz que ela quer roubar seu homem e comete atrocidades mil contra a garota que sempre foi maltrada e não entende a definição de amor. Aliás, a mãe é interpretada pela excelente Mo'nique em uma atuação que lhe rendeu a indicação de atriz coadjuvante. Indicação super justa por sinal. Você sai com raiva daquela mulher. Fortissima candidata.
Precious é uma menina amarga, também pudera e ao ser expulsa da escola devido a gravidez, ela encontra conforto em uma escola especial onde começa a descobrir o significado das palavras carinho e amizade.
No decorrer do filme encontra pessoas comovidas com sua situação e dispostas a ajudá-la. Pessoas como a professora da escola especial que faz ela questionar como pessoas até então estranhas podem ser mais carinhosas e atenciosas com ela do que a própria família. Entram na lista uma Mariah Carey irreconhecível de cara lavada e o cantor/galã Lenny Kravitz como o enfermeiro boa praça e boa gente.
Precious sonha em ser magra, loira e branca. Sonha em ser uma super star, sonha com o professor de matemática e estes sonhos são sua única válvula de escape da sua realidade cruel.
Quando começa a sentir-se querida e amada, mais uma bomba cai sobre sua cabeça e realizamos que nem sempre a vida tem um final feliz.
Trata-se de um filme de atrizes. Gabourey Sidibe arrasa no papel da protagonista e também recebeu sua merecida indicação. Vale pelo trabalho das duas atrizes em questão. Um filme para lembrarmos que a vida não é um mar de rosas e para pararmos de reclamar das infímas bobagens que as vezes tanto nos afligem.
Filme/Direção/Atriz/Atriz Coadjuvante/Roteiro Adaptado e Edição.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

resmunga ai