sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

EDUCAÇÃO




Inglaterra, 2009
Direção: Lone Scherfig
Com roteiro do papa do pop inglês, o escritor Nick Hornby de "Alta Fidelidade" , "Educação" é um filme um pouco diferente do universo do escritor.
Na Londres dos anos 60, jovem entediada com sua vida de estudante e insegura com relação ao futuro que a universidade pode lhe proporcionar, conhece um homem maduro e bon vivant que lhe dará tudo aquilo que sua jovem inquietude almeja. Viagens à Paris, jantares ao som de Jazz e principalmente, uma oportunidade de ingressar na vida adulta com a aprovação dos pais.
Nos anos 60 a cultura francesa era a mais "cool". Seus artistas, filmes, músicos e beatniks mexiam com a imaginação da juventude ao redor do mundo e ditavam moda. Paris era o lugar para se estar naquela década. Jenny sonhava com isso e de repente se encontra inserida neste universo deslumbrante através daquele homem mais velho que aparentemente estava apaixonado pela Lolita.
Apesar de desconfiar dos negócios escusos do amante, Jenny conforma-se de que nada daquilo nasce em árvores e entrega-se à fantasia, deixando quase todos seus pudores de família tradicional de lado.
Chega o momento então em que ela deverá decidir que caminho trilhar: Ingressar na Universidade e ser professora, o mais comum na época ou desistir de tudo e continuar sua vida fantasiosa rodeada de jazz, viagens, arte e bons restaurantes. Bem, nem é preciso dizer qual foi a escolha.
Trata-se de um filme delicioso de acompanhar, com participações mais que especiais de Emma Thompson, como a diretora da escola de Jenny e Alfred Molina como seu pai. Aliás, o pai rigído de outrora parece tão encantado com o genro quanto a filha e o homem que sempre fez questão da presença da filha na Universidade, também fica cego perante os benefícios que aquele homem poderia trazer para sua família.
A conclusão meio óbvia no entanto tira um pouco do encanto da película. Trata-se de um bom filme, mas não era pra tanto.



Filme/Atriz e Roteiro Adaptado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

resmunga ai