sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

A TODO VOLUME


EUA, 2008
Direção: Davis Guggenheim

Documentário para iniciados. Obrigatório para músicos e delicioso para amantes da música e principalmente, amantes do Rock n Roll. Três virtuoses da guitarra, três gerações tecendo sobre suas experiências com a donzela de 6 cordas.

Temos então Sir mestre Jimmy Page, autor de alguns dos riffs mais emblemáticos da história do Rock. Temos The Edge, o caladão do U2 que parece ser meio chato, e o documentário mostra que ele é meio sem graça mesmo, mas o homem é guitarrista da maior banda pop da atualidade e tem lá suas virtudes também, of course. O homem gosta da tecnologia. E o mais novo de todos, mas o personagem mais interessante com certeza, talvez porque Jack White ainda leve na veia aquela raiva e indignação da juventude. O homem produz muito, incessantemente. The White Stripes, The Racounters, The Dead Weather, incansável! Ele prefere a tradição, a old school das plantações de algodão do Tennessee onde tudo nasceu. Inquieto, ele nos reserva os melhores momentos do doc.

A ideia do documentário é reunir 3 dos maiores guitarristas da história para falar sobre a relação deles com este instrumento apaixonante. Então temos pequenos documentários da vida de cada um. Seus métodos de criação, curiosidades e a intimidade. Ficamos sabendo por exemplo que Jimmy Page queria ser biólogo, que Jack White sempre foi louco por música desde sempre e que ele tirou a própria cama do quarto para que coubesse nele suas duas baterias, amplificadores e guitarras. Dormia no chão. O quarto tinha 2x2 m. E The Edge ... Sinceramente não me lembro de nada muito relevante da vida particular dele. O homem é sem graça mesmo, mas toca muito e é um entusiasta, sempre experimentando coisas novas.

Paralelamente as histórias de cada um, temos os 3 reunidos em um estúdio conversando sobre suas técnicas e experiências com luthier (o homem que faz guitarras) para customizar suas meninas. Isso mesmo, guitarristas costumam tratar as mesmas como mulheres. Elas são alisadas, acariciadas e muitas vezes recebem nomes. Temos B.B King e sua Lucille como famoso exemplo. Além de conversarem, eles tocam juntos é claro, afinal, ai que esta o grande atrativo do filme, as jams reunindo os três ícones. Cada um apresenta um trecho, ou riffs de suas músicas, mas o grande momento mesmo é quando Jimmy Page entoa os primeiros acordes de "Whole Lotta Love". Ver Jack White e The Edge, embasbacados, admirando a lenda soltar aqueles acordes não tem preço.

Enfim, sou suspeito para falar. Como cinema realmente não representa nada, mas é admirável e apaixonante ver estas lendas demonstrando seu amor pela música. E a jam final ao som de The Weight da saudosa The Band ... Linda!







Nenhum comentário:

Postar um comentário

resmunga ai