quinta-feira, 3 de setembro de 2009

A Vez dos Meninos

Após o surgimento de inúmeras meninas no novo cenário musical brasileiro
como Mariana Aydar, Ana Canãs, Céu (minha preferida), Tiê e Marina De La Riva, chegou a vez dos meninos reindivicarem seu lugar ao sol.

Venho aqui para falar especificamente de duas figuras que acompanho há algum tempo e que possuem trabalhos recém saídos do forno: São eles o paulista Rômulo Fróes e o baiano Lucas Santtana.

Rômulo iniciou sua carreira com a banda Losango Cáqui com quem gravou dois álbuns em 98 e 00. Partiu para a carreira solo e em 2005 lançou o super elogiado álbum Calado, uma homenagem aos grandes mestres do samba com uma pitada de rock indie.

Mas devido ao enorme sucesso de Calado, a imagem de sambista figou grudada ao nome de Rômulo.

Com o lançamento do álbum duplo No Chão Sem o Chão, Fróes espera que essa imagem desgrude de sua pessoa. A melancolia e o samba ainda estão presentes, principalmente no disco 2 do álbum duplo, mas no primeiro disco, Rômulo flerta criativamente com o rock. O álbum tem uma inclinação deliciosamente roqueira.

A 1° parte do álbum entitulada de 1° Sessão - Cala a Boca Já Morreu é a parte nervosa do álbum, com a banda experimentando novas sonoridades voltadas para o rock e a 2° parte, de nome 2° Sessão: Saiba Ficar Quieto, destaca o lado compositor de Rômulo com suas belas e estranhas melodias.

Falemos agora de Lucas Santtana. Esse baiano de Salvador que participou da banda de Gilberto Gil como flautista durante 3 anos é filho de Roberto Sant'Ana, importante produtor musical que trabalhou com Tom Zé, Caetano e Gil na fase áurea da Polygram onde produziu diversos LPs, entre eles Refavela de Gil.

Com tamanha bagagem musical e um histórico desses, não é de se admirar que ele tenha sido muito influenciando pela geração tropicalista. Algumas de suas canções, principalmente as cantadas em inglês, remetem muito ao clássico álbum de Caetano, Transa.

Mas vamos falar do seu ótimo último disco: Sem Nostalgia. Neste trabalho Lucas aproveita toda sua vasta bagagem para realizar um álbum inovador de voz e violão! Voz, violão e uma pitada de natureza. Isso mesmo, a voz e o violão são acompanhadas por sons ambientais e arranjos de insetos, além de uma programação eletrônica bem discreta.

Como em seus trabalhos anteriores, temos algumas canções com letras em inglês. Três canções resultaram da parceria com Arto Lindsay e o músico Curumin está entre os convidados.
O disco é completo. Uma delícia. Ele gruda no ouvido e você não consegue parar de ouvir.

Belas canções como "Night Time in The Backyard", "Hold Me In" e "Cá Entre Nós" nasceram clássicas. A suavidade do violão, os sons da natureza ao fundo e a voz completando lindamente todos estes elementos. Lindo. Tem ainda as instrumentais sensacionais "Super Violão Mashup" e "O Violão de Mario Bros". Criatividade à flor da pele. Música da mais alta qualidade.

Desligue tudo, aumente o som e boa viagem. Um dos melhores discos da MPB recente.

Apesar do início nas raízes do samba e do tropicalismo, Fróes e Lucas nos presenteiam em seus novos trabalhos com o frescor e inventividade que a música necessita. Dois excelentes artistas e dois excelentes álbuns que já entraram para a história da nossa riquissíma MPB.

Então vamos ouvir os garotos. A Radio Trilha toca os 2 álbuns.

ps1: No dia 04/09 (sexta-feira), Lucas Santtana lança o novo disco no Sesc Pompeia.

ps2: Além de ótimos artistas, eles entendem a nova ordem da distribuição musical. Os álbuns encontram-se disponíveis para download. Vai no santo Google.

ps3: Como o Rômulo não quer taxado de sambista, fiz uma seleção mais roqueira de seu álbum.




Um comentário:

  1. Excelentes dicas, Tahira!
    Eu so conheci o Lucas Santanna semana passada, e ja curti muito. So nao vou no show amanha pq estava afim de levar uma amiga ver o Gainsbourg c/ a Imperial (quinta ela nao podia). Mas enfim.
    O romulo eu conheço pouco, e mais por ser conhecido do Adalberto, do Numismata, banda que recomendo e ira tocar dia 26 no pompeia. sou amigo do irmao do adalberto. de uma olhada no musica de bolso do numismata, muito bom.
    outro site muito bom mas muito bom mesmo de musica brasileira é o Caipirinha Apreciattion Society (onde ouvi Lucas Santtana). vale a pena a visita..
    abço

    ResponderExcluir

resmunga ai