quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Loki - Arnaldo Baptista


Brasil, 2008
Direção: Paulo Henrique Fontenelle

Finalmente consegui conferir o tão elogiado documentário sobre um dos principais nomes de nossa música tupiniquim, e bota principal nisso.

O documentário não apresenta nada de novo no formato e é até convencional, mas com um personagem desses, não têm porque criar firulas ou tentar inovar, o personagem retratado por si só é riquíssimo e manter o foco nele foi totalmente acertado.

"Loki" disseca a carreira deste gênio musical complexo e peculiar. A participação dos Mutantes nos grandes Festivais com Gilberto Gil embalando "Domingo no Parque", o casamento com Rita Lee e sua saída do grupo, a depressão pós separação, o abandono dos amigos e o presente em Minas Gerais ao lado de sua atual mulher e fã.

Arnaldo sempre foi a cabeça pensante do grupo. Compositor e arranjador de mão cheia, sua música arrebanhou fãs pelo mundo todo, mas perdeu-se na psicodelia do LSD, a droga mais utilizada pelos gênios que precisam adentrar outros mundos para explorar suas capacidades ao máximo. Temos inúmeros exemplos no mundo da música desta relação ácido X artistas, ainda mais nos idos de 1960/70.

Enfim, após a separação de Rita e sua saída da banda, Arnaldo despirocou de vez. Entrou fundo na depressão e viu seus amigos debandarem. Montou então a "Patrulha do Espaço" onde pôde realizar seus experimentos com a música progressiva, que aliás, dizem que foi um dos motivos da saída de Rita que se via cada vez mais distante daquela nova realidade musical, uma vez que não tocava nada. Depois veio a carreira solo, onde penou para conseguir ter seu trabalho produzido, pois todos tinham o pé atrás com relação ao doidão Arnaldo. Resumo da ópera: O homem fez um dos discos mais aclamados de nossa música até hoje, uma verdadeira jóia que dá título a este documentário.

Mas a loucura só foi aumentando. Era nítido sua fase negra nos trabalhos pós Rita. Letras tristes e pesadas, porém lindas. Rita Lee não quis se pronunciar, ninguém sabe o motivo da separação, mas através deste documentário, fica a sensação de que ela foi a vilã. Mas é impossível saber o que realmente aconteceu. Ficamos na imaginação. Espero que ela abra o jogo algum dia. Mas o homem sofreu demais.

Dado como pirado, foi internado e em uma noite de reveillon tentou o suícidio ao jogar-se da janela de seu quarto. Na verdade ele achou que sairia voando. Realmente é um milagre e dos grandes ele estar entre nós até hoje. Recebeu inúmeras mensagens de apoio do mundo todo, inclusive uma de que me lembro com clareza: Kurt Cobain em sua estada no país dizendo que gostaria muito de encontrá-lo.

Hoje ele vive em Minas, onde dedica-se à pintura ao lado de uma fã que esteve com ele por dias a fio em sua recuperação pós tragédia e que com seu imenso amor, trouxe Arnaldo de volta para nós. O resto já sabemos: Mutantes de volta, shows lotados e homenagens mil a este gênio de nossa música. E como diz um dos ex-integrantes dos Mutantes: Tem uns parafusos soltos sim, e daí? Muito apertado estraga a máquina. Tá ótimo do jeito que tá. Deus abençoe! Disse tudo.

ps: Tá rolando uma campanha na internet para que a "Patrulha do Espaço" abra os shows do AC/DC em Novembro. Seria histórico, ainda mais se Arnaldo resolver dar o ar de sua graça.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

resmunga ai