quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Coraline e o Mundo Secreto


EUA, 2009
Direção: Henry Selick

Neil Gaiman, o célebre autor do maravilhoso Sandman que esteve à pouco na Flip, resolveu mudar o foco e escreveu um excelente livro voltado para crianças que recebeu uma adaptação maravilhosa para as telonas dirigida por Henry Selick, o mesmo diretor de "O Estranho Mundo de Jack", da obra de Tim Burton.

Coraline é uma pré adolescente que muda com a família para uma nova casa e lá descobre um portal para outro mundo. Sempre questionando os pais: Porque não posso fazer isso? Porque não posso fazer aquilo? Coraline é uma menina ansiosa por aventuras e que acha seus pais os seres mais chatos do mundo. Pois é, todos nós passamos por esta fase. Coitados de nossos pais.

Ela descobre então através dessa portinhola um mundo onde tudo é perfeito (ao menos parece), um mundo onde seus "falsos" pais fazem tudo o que ela quer. Um mundo onde ela não tem horário pra nada e os brinquedos criam vida. O verdadeiro sonho de toda criança. Mas Gaiman aos poucos vai mostrando que o mundo de sonhos não existe e na verdade pode virar um pesadelo rapidamente. Mensagens que vão entrando na cabeça da criança com o intuito de prepará-las para os perigos da vida.

O filme chega até a ser bem sombrio em algumas passagens. Temos então a falsa mãe que se mostra uma megera e a cena das crianças fantasmas.

O filme também é muito colorido, psicodélico e surreal, lembrando um pouco "Alice No País das Maravilhas" que está sendo filmado por Burton e tem estréia prevista para 2010.

Os personagens são ótimos. Temos o amestrador de ratos, as duas velhinhas loucas, o garotinho tímido que sempre aparece na hora certa e o gato que fala no reino dos sonhos. Visualmente temos outra viagem, um banho de cor e criatividade explodindo na tela. Coraline é corajosa e destemida. Reclama sempre do amiguinho homem, mas não vive sem ele. O roteiro baseado no livro, como não poderia deixar de ser, é maravilhoso e temos então uma animação encantadora, inteligente e muito recomendada para adultos.

Gaiman conseguiu transmitir a mensagem (nem tudo que brilha, é ouro) e juntamente com Selick, realizou uma animação perfeita. Cá entre nós, lá no fundinho, Tim Burton deve ter ficado com uma pontinha de inveja. Melhor para nós, pois Alice vêm aí. Com tudo.

ps 1: A voz de Coraline é da mini adulta Dakota Fanning.

ps 2: Não ouse chamar Coraline de Caroline.











Nenhum comentário:

Postar um comentário

resmunga ai