segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Up - Altas Aventuras


EUA, 2009
Direção: Pete Docter e Bob Peterson

Mais um clássico da Pixar. Aliás, como esses caras são criativos e incansáveis. Outro dia vi um documentário sobre a fusão da Disney com a Pixar, muito interessante, onde podemos desvendar o porque de um sucesso atrás do outro.

"Up - Altas Aventuras", conta a história de um idoso que resolve concretizar seu sonho de conhecer e explorar a América do Sul. Sonho este que pertencia à sua falecida esposa e que consequentemente, é o motor que faz com que ele nunca desista da empreitada apesar das dificuldades.

O desenho na realidade foge um pouco do padrão infantil. Ele é melancólico e lembra um pouco "Wall-e" no que diz respeito ao roteiro.

O desenho é bem humano e reflete as dores da morte, solidão e a redenção que impulsiona um futuro livre de amarras com o passado. Parece pesado para crianças? Parece mas não é. O desenho mostra tudo isso levemente em uma linguagem mais que apropriada aos pequenos, afinal de contas, é preciso preparar-se desde criança para os obstáculos que a vida traz no pacote.

Mas o roteiro utiliza-se da realidade para mostrar que podemos sempre ir em busca de nossos sonhos. Sempre podemos fazer algo mais para ajudar alguém. A recompensa? Estarmos bem e felizes com nós mesmos.

Os personagens são incríveis, com destaque para o escoteiro mirim que acompanha o velho em sua empreitada e o cachorro "Doug" que é uma comédia.

Então temos tudo lá. Um sonho a ser realizado. As dificuldades para alcança-lo e a descoberta da amizade pura e verdadeira que ensina indiretamente aos bambinos que egoísmo não tem nada de bom.

Qualquer semelhança com o padre fanfarrão que saiu flutuando com seus balões é pura bobagem. A não ser o sonho de cada um e o colorido das bexigas.

Muito bom. Pena que não existam cópias legendadas em 3D.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

resmunga ai