quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Arraste-me Para O Inferno


EUA, 2009
Direção: Sam Raimi

Sam Raimi retorna as origens com este bom filme de um gênero tão discriminado pela chamada "elite" cinematográfica. Eu particularmente adoro levar um sustos, mas concordo que já não se faz filmes de terror como antigamente.

"Poltergeist", "O Exorcista", "O Iluminado", somente para citar alguns clássicos do gênero que são verdadeiras obras-primas comparadas com a recente enxurrada de filmes asiáticos que tentam nos amedrontar. As refilmagens americanas então ... Bom, deixa pra lá.

Da mais recente safra consigo destacar 2 filmes realmente bons: O espanhol, "O Orfanato" e o já clássico, "O Sexto Sentido". Mas Sam Raimi não fez feio não com "Arraste-me Para O Inferno", pelo contrário.

O filme conta a história de uma funcionária de um banco que nega um empréstimo para uma velha senhora cigana. A senhora então, que mais parece uma bruxa, roga-lhe a praga da "Lâmia", um espírito maligno que por 3 dias a atormentará, sendo que no último, a vítima será levada ao inferno.

Raimi faz então uma homenagem ao gênero apresentando aqui suas referências sem vergonha de ser feliz. Temos então os vômitos de "O Exorcista", sessões espíritas macabras de tantos filmes, o gato preto e nervoso de "Pet Cemetery", cavadores de supultura ao melhor estilo Bela Lugosi que foi retratado na ótima comédia em homenagem ao Rei dos filmes trash "Ed Wood" e claro, bruxas horrendas. Tudo isso com uma pitada de humor que passa longe do escracho, resultando em um equilíbrio que surpreende.

Para quem não sabe, Sam Raimi é o diretor de "Homem Aranha", mas o início de sua carreira, lá pelos idos do começo dos anos 80, deu-se com filmes do gênero como "The Evil Dead" e "The Evil Dead II", mais conhecido por aqui como "Uma Noite Alucinante". Quem tem lá seus 30 anos provavelmente irá se lembrar.

Diante da invasão de porcarias orientais como "The Ring" e cia, Sam Raimi nos presenteia com um cinemão de horror da melhor qualidade. Agora resta saber o que Lars Von Trier aprontou no seu mais recente e super polêmico "Anticristo", um terror erótico filmado segundo as leis do Dogma? Acho que não, mas estou muuuuito curioso.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

resmunga ai