segunda-feira, 24 de agosto de 2009

A Noite Dos Palhaços Mudos


Direção: Alvaro Assad
Elenco: Domingos Montagner, Fernando Sampaio e William Amaral
Adaptação: La Mínima
Texto: Laerte

Sempre fui fã inveterado de quadrinhos, mas os que realmente mexiam comigo eram os saudosos quadrinhos da velha guarda brasileira como Angeli, Glauco e claro, Laerte. Chiclete com Banana, Geraldão, Los 3 Amigos, Os Skrotinhos e tantos outros personagens desta trinca fabulosa do nanquim que infelizmente deixaram de ser publicados pela extinta Editora Circo. Ao menos ainda restam as tirinhas na Ilustrada.

Quando soube da adaptação desta obra isolada de Laerte para o teatro fiquei em polvorosa para conferir o resultado, ainda mais depois de ouvir que a peça era uma das melhores em cartaz no circuito. Não poderia perder esta chance.

Todos os prêmios, críticas positivas e elogios foram pouco para esta maravilhosa encenação. "A Noite Dos Palhaços Mudos" conta a história de uma organização que pretende exterminar a raça dos palhaços mudos. Sua mudez incomoda a sociedade e então estes seres são perseguidos e caçados pela tal organização.

Em tratando-se de Laerte, sou suspeito para comentar, mas esta história lançada isoladamente em 1994 dentro da saudosa Piratas do Tietê é simplesmente divina. O texto é ótimo, os atores estão sensacionais e a montagem, a trucagem e a utilização extremamente criativa dos cenários dão um banho de frescor e criatividade. Teatro puro. Não é preciso conhecer a história para climatizar-se, mas a montagem conseguiu transpor os quadrinhos para o palco de tal maneira que só faltaram os balõezinhos de diálogos tamanha perfeição.

E a peça não é só comédia não e nos reserva momentos lindos e poéticos como a música tema executada com sinos em um dos momentos "showtime" de um dos palhaços.

Nos 60 minutos que passam voando, temos o prazer de conferir este belo texto com atuações impecáveis em uma montagem extraordinária. É daquelas de chorar de rir. E ao final você sai leve, com aquele sorriso de satisfação e querendo mais. Todos os elogios são poucos para tecer comentários sobre este lindo trabalho. Então corra pois a atual temporada encerra neste mês(Agosto).

Divino.







Conheça a história original que inspirou a montagem. http://www2.uol.com.br/laerte/personagens/palhacos/

Um comentário:

  1. caraca q coincidência!!!
    vi a peça ontem, domingo!!!
    qdo vistes?
    eu ía até escrever algo, mas vc facilitou!
    vou apenas fazer mençao a seu texto! hehehe
    abção

    ResponderExcluir

resmunga ai