domingo, 5 de julho de 2009

Os Falsários



Áustria/Alemanha, 2007
Direção: Stefan Ruzowitzky

"Os Falsários" foi o grande vencedor do Oscar de melhor filme estrangeiro de 2008. Pois é, demorou para chegar por aqui, mas antes tarde do que nunca.

O filme conta a história verídica de um falsificador judeu preso pelos nazistas e que no campo de concentração é obrigado a coordenar uma operação secreta para produção de dinheiro falso. Operação essa que tinha como principal função financiar a guerra.

Os judeus que faziam parte desta operação tinham certas "regalias", como camas decentes e direito a banhos, mas a principal delas, era saber que até que o objetivo fosse atingido, você estaria vivo. Como diria o protagonista ao justificar sua opinião contrária à sabotagem que um dos parceiros de operação tentava impor: "Prefiro morrer amanhã, do que hoje". Sempre lutando por um dia a mais de sobrevivência.

Como todos os filmes que abordam o episódio, as atrocidades que foram cometidas à época estão presentes na película. A humilhação, a maldade em seu estado mais puro e a xenofobia. Realmente fica difícil acreditar que aquilo aconteceu realmente e é por isso que por mais que o tema seja batido, nunca deve-se deixar de produzir filmes que retratem esse período cruel da humanidade. Para nunca, mas nunca mesmo ser esquecido. O mesmo deveria ser feito com relação as bombas de Hiroshima e Nagasaki.

O filme é pesado, como não deveria deixar de ser. O roteiro é muito bom, os atores ótimos, mas achei que a direção falhou um pouco na conclusão. Talvez o fato de já termos visto tantos filmes sobre o nazismo, faça com que não nos impressionemos mais. Mas o filme tem seu valor, sem dúvida.

O filme concetra-se todo no protagonista falsificador, e apesar de ser um bandido fora do campo de concentração, lá dentro ele mostra-se um homem de caráter, que não delata seus colegas e apesar de ser contrário à sabotagem, sempre segurou a onda para que seus companheiros não fossem fuzilados. Ele consegue reproduzir com fidelidade a libra, mas os nazis querem mais, querem que ele faça o mesmo com o dólar. É claro que ele consegue reproduzir o dólar também, só que o rebelde do grupo faz com que tudo se atrase e esse atraso, que foi de 6 meses, foi o tempo suficiente para que a guerra terminasse.

Pois é, mesmo correndo o risco de serem descobertos e mortos consequentemente, o plano acabou dando certo e eles tiveram mais uma chance de recomeçar. Heróis anônimos. Os verdadeiros heróis.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

resmunga ai