terça-feira, 27 de fevereiro de 2007

Cartas de Iwo Jima




EUA, 2006
Direção: Clint Eastwood

Quando "Cartas de Iwo Jima" recebeu a indicação de melhor filme pensei comigo mesmo: Poxa vida, pobre Scorcese, ter o Clint no caminho pode ser um problema ... Como já sabemos, graças aos Deuses do Cinema, a injustiça foi reparada, mas vamos falar de Iwo Jima.

"Cartas de Iwo Jima" conta a história da invasão americana na ilha de mesmo nome durante a Segunda Guerra pela perspectiva dos japoneses. Pois é, Clint filmou a versão americana e a japonesa. O filme é falado em japonês e foi filmado simultaneamente com a versão americana. Conta com a presença do mais importante e influente ator japonês do momento, o fabuloso Ken Watanabe.

O filme foca nos personagens e não na Guerra em si. Ponto para Clint. As Batalhas estão lá, contudo, não são o mote principal da película. A fotografia do filme é escura, beirando o preto e branco, afinal, o que existe de colorido em uma guerra?

As tais cartas são aquelas enviadas pelos soldados para suas famílias contando sobre o cotidiano na Ilha. Apesar do esforço e comando de Watanabe, com toques da filosofia Samurai, a derrota é certa e alguns grupos resolvem cometer suicídio. Watanabe tenta convencer os soldados a morrerem lutando.

Apesar de ser um filme de guerra, ele chega a ser delicado e sútil na maioria dos momentos. Não poderia ser diferente, já que o diretor dispensa apresentações e possue uma bagagem cinematográfica invejável. Clint é igual á vinho. Logo, os atores estão sensacionais. O roteiro muito bem tramado. E o homem é bom mesmo, pois conseguiu tudo isso através de um tradutor uma vez que não domina o idioma.

Preste atenção no final do filme e você verá que nem tudo são trevas, a luz brilhará! OMEDETÔ Clint.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

resmunga ai