quinta-feira, 15 de fevereiro de 2007

Babel


EUA/México, 2006
Direção: Alejandro González-Inãrritu

Iñarritu finaliza sua trilogia após os ótimos "Amores Perros", o melhor de todos e "21 Gramas". Criou-se muita expectativa em cima da mais recente obra de Iñarritu, foi um dos filmes mais concorridos e comentados da última Mostra de São Paulo e sinceramente, não sei o porque de tanto rebuliço, aliás eu sei, mas na minha opinião, o filme é decepcionante. Daí o problema da grande expectativa, o tamanho do tombo.

Com certeza a briga com Arriaga, o roteirista, não foi nada positiva para Iñarritu. Sei que os dois divergiam sobre o caminhar da película e Arriaga saltou fora do projeto. Bom para Arriaga que não ficou com o peso do resultado final, muito abaixo das expectativas ao meu ver.

O roteiro final ficou "over" demais, muito forçado. A maneira como Cate é baleada no Marrocos, a fuga ridícula de Gael Garcia Bernal no México ... Pra não dizer que o filme é de todo ruim, posso dizer que o núcleo japonês salva o filme, com os melhores personagens e atores. A atriz principal do núcleo japonês é muito boa e é a história mais sensata e instigante das três apresentadas, que aliás, são interligadas de maneira idiota também.

Com relação as histórias na divisa do México/USA e no Marrocos, ambas são fracas e forçadas, consequentemente não exigem nada dos atores, que aliás não podem ser avaliados porque suas aparições são mínimas.

Pra mim, Iñarritu falhou em seu filme globalizado. Apostou muito na presença de atores consagrados e esqueceu-se de amarrar o roteiro. Só não foi pior por causa dos japs.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

resmunga ai