terça-feira, 7 de março de 2006

Crash



EUA/Alemanha, 2004
Direção: Paul Haggis

O azarão do Oscar 2006, ou será que os conservadores da Academia não aguentaram a idèia de premiar um filme GAY?!!!! Pois é, na verdade, em minha opinião, eu acho que nem Crash, nem Brokeback eram dignos de levar a estatueta de melhor filme, meu favorito sempre foi Boa noite, Boa Sorte, mas depois falamos disso.

Crash é um filme de roteiro polêmico e político, ponto para ele. O filme trata da conviência de diversas etnias na cidade de Los Angeles, logo o racismo é o grande mote da película.
Simpatizo com a idèia, pois meu curta também trata do racismo. Grandes astros hollywoodianos estrelam o filme, logo, nenhum se destaca. Entre eles, Don Cheadle, Sandra Bullock, Matt Dillon, Brendan Fraser e Terence Howard que concorreu ao Oscar de melhor ator por " Ritmo de um Sonho".
Através de acidentes automobilísticos, as diferenças surgem, dando início ao estopim que está sempre prestes a explodir devido a segregação racial, social ou religiosa. Tolerância zero. É daqueles filmes que possuem vários personagens nada a ver e que com seu desenrolar vai encaixando e ligando suas vidas e histórias. Todas elas voltadas ao racismo.
O tema é importante e já foi muitas vezes filmado, mas à maneira com que Crash trata do assunto, ao meu ver , é um pouco forçada. Situações meio que surreais e sem explicação. O ritmo do filme é bom, mas é preciso um pouco de fantasia para você entrar nele e tratando-se de um filme com um tema tão presente em nossas vidas acho que deveria ser tratado com mais realidade. Ok, é cinema.
Apesar de tudo, vale o ingresso. Qualquer forma de abordagem de assunto tão polêmico é válida para entendermos o quão ridículo é o racismo. Abominável em qualquer uma de suas formas. Valeu a tentativa, mas como espetáculo, deixa a desejar.
Melhor Filme, Roteiro Original e Montagem








Postado em 07/03/06 no O Crítico Sou Eu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

resmunga ai