quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Amor à Flor da Pele - A Trilha


Não poderia deixar de incluir no "Trilha da Hora" esta sensacional obra realizada para o filme "Amor À Flor da Pele" de Wong Kar-wai. Aliás, este foi o filme que me despertou para o universo deste diretor chinês de quem hoje sou grande fã. Se bem que não gostei muito de sua incursão pela América com "Blueberry Nights" não. Acho melhor ele manter-se em sua moldura asiática, mas valeu a tentativa, afinal, temos sempre que buscar novidades em nossas vidas não é mesmo? E isso é assunto pra outra postagem.

O fato de Kar-wai dar extrema importância para a música em seus filmes não é questão de marketing como poderíamos dizer que é o que acontece nas trilhas de Tarantino, ótimas, mas nem sempre necessárias. Kar-wai sempre filma o amor e muitas vezes este amor é melhor representado pela música do que pelas imagens.

Aqui, o caminhar em câmera lenta dos atores fetiches de Kar-Wai (Tonny Leung e Maggie Cheung) são acompanhados pela maravilhosa melodia de Shigeru Umebayashi. Dá para ouvir perfeitamente a agonia e sofrimento de seu violino. Lindo. Temos também a sensacional trilha de Michael Galasso que marca a solidão e a melancolia da sequência no Templo de Angkor Wat. E se não bastasse, ainda há toda a recriação da Hong Kong da década de 60, ou seja, estamos na era do rádio e as canções populares e tradicionais daquele período não poderiam ficar de fora. Como consequência, temos a presença de Nat King Cole que pontuou esta época. Mas a minha música preferida do filme é "Yumeji´s Theme". Eu poderia ficar o dia inteiro ouvindo e me lembrando daquelas cenas sob a chuva, aquela melancolia no ar, Tony Cheung e seu cigarrinho encostado no muro sob a luz e Maggie Cheung chegando toda linda em seu belo vestido. M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-O! Sou suspeito pra falar rsss.
Você sai do cinema com a música na cabeça, que faz com que lembremos consequentemente de seus personagens e suas histórias. No meu caso a música não saiu até hoje e com certeza não irá sair, pois trata-se de uma das mais belas trilhas já realizadas para um filme. Lindo demais. Então chega de conversa e vamos viajar no tempo, para a Hong Kong de 1960 ao embalo destas lindas músicas. Boa viagem!
1. Yumeji's Theme 2:29
2. Mo-wan's dialogue 0:09
3. Angkor Wat Theme I 2:12
4. ITMFL I 2:09
5. "Aquellos Ojos Verdes" - Nat King Cole 2:12
6. "Shuang Shuang Yan" - Deng Bai Ying 2:53
7. ITMFL II 1:03
8. Radio Zhou Xuan Announcement / "Hua Yang De Dian Hua" - Zhou Xuan 3:18
9. "Quizas, Quizas, Quizas (Perhaps, Perhaps, Perhaps)" - Nat King Cole 2:45
10. "Bengawan Solo" - Rebecca Pan 2:51
11. ITMFL III 1:32
12. "Shuang Ma Hui" - Zhang Yun Xian and Hou Li Jun 1:13
13. Li-zhen's dialogue / "Te Quiero Dijiste (Magic Is The Moonlight)" - Nat King Cole 2:42
14. Te Quiero Dijiste - Nat King Cole
15. Angkor Wat Theme II 2:05
16. Casanova's Flute 2:18
17. Yumeji's Theme / Lizhen's dialogue 2:29
18. Angkor Wat Theme Finale 2:44
ps: não costumo colocar o álbum inteiro. sempre dou uma editada de leve, corto umas músicas, troco de lugar. Nesta trilha em especial, resolvi tirar pouca coisa, pois todas as músicas são importantes para suas imagens e ao ouvir esta trilha, automaticamente o filme vêm a cabeça, com aquelas cenas maravilhosas rsss. Então tem bastante música. Uma delícia rs.



Confira os filmes que tocam na Radio Trilha:
- Back to the Future (De Volta para o Futuro) - 1 música
- Ferris Bueller´s Day Off (Curtindo a Vida Adoidado) - 1 música
- In the Mood for Love (Amor à Flor da Pele) - 17 músicas
- Into the Wild (Na Natureza Selvagem) - completa
- Once (Apenas uma Vez) - 5 músicas
- The Talented Mr. Ripley (O Talentoso Ripley) - 1 música

2 comentários:

  1. karaka meu amigo!
    já entrei umas 5 vezes no seu blog somente pra dar um play nessa trilha!!!!
    lindissima!!!!!!!
    agora eu PRECISO ver o filme...
    adentrar no mundo de Wong Kar-Wai
    e os bolerões!? q delicia...
    quizas, quizas, quizas! uma de minhas musicas preferidas, e na voz de Nat king cole! muito bom!!!
    parabens!
    ps: vc precisa ouvir uma versao pra essa musica em japones!!! te chamo para o proximo show do Trash Pour 4
    abços

    ResponderExcluir
  2. Roger, eu sou com-ple-ta-men-te apaixonada por "Amor à flor da pele" (até fiz um post sobre ele no blog, é dos mais antiguinhos, leia depois). Mas vou te dizer, nada (nem ele dar uma nova chance ao sr. Chow em 2046) ganha da metáfora da blueberry pie. :)

    as trilhas de Wong Kar Wai são delicadas, né? amo.

    fiz um post dedicado a Dan no meu blog, sobre um filme de Bergman. Lembro que quando a gente se conheceu, ele falava horrores de Bergman e eu comecei a assistir por isso. Amei.

    beijo

    ResponderExcluir

resmunga ai