segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Rebobine, Por Favor


EUA, 2008
Direção: Michel Gondry

HAHAHA! Só de lembrar já me mijo de rir. Eu sei, eu sei. Como algo que já é esperado pode causar risadas? Concordo que talvez a expectativa tenha sido quebrada de tanto que falou-se deste filme, mas acredite, vale a pena e é muito engraçado. Longe de ser mais uma comédia americana mongolóide. Não o filme também não prima pela inteligência e tampouco é este seu objetivo. Seu foco é entreter e de quebra render uma justa homenagem a tantos personagens que fizeram parte de nossa adolescência na já distante década de 80. E isso ele faz muito bem.

A começar pela escolha do elenco. Jack Black aqui está em casa e o papel caiu como uma luva para ele. Temos ainda Mos Def que sempre admirei, principalmente após conferir o homem atuando no palco quando vivi em Nova Iorque. Um arraso de ator. E coadjuvantes como Danny Glover e Mia Farrow, que andava sumidinha, não é pra qualquer um.
Em uma decadente cidadezinha de New Jersey, o personagem de Danny Glover ainda insiste em manter uma video locadora com fitas vhs. Pobre coitado, é claro que em tempos de dvd, o negócio vai mal, muito mal. O lema da loja é: Uma fita, um dólar, um dia. Mas quem ainda aluga vhs? E para piorar, o prédio onde está instalada a loja é o mesmo onde ele vive e está sendo ameaçado de demolição caso ele não faça as reformas exigidas pela prefeitura. Problemas não faltam e a solução não poderia vir de maneira mais torta.

Um belo dia após uma tentativa de sabotar a rede elétrica local, que por acaso o deixa magnetizado, o personagem de Jack Black entra na locadora e desmagnetiza todas as fitas deixando-as em branco. Os poucos clientes começam a pressionar e a solução encontrada é eles próprios refazerem os filmes solicitados.

O primeiro é Ghostbusters em sequências de lacrimejar os olhos. Tudo muito tosco, mas com uma criatividade e energia incríveis.
A intervenção faz um sucesso que eles não imaginavam que pudesse ocorrer. Logo surgem outros pedidos e outros filmes até ficarem famosos localmente. Filmes como "Robocop" e "Rush Hour" são refilmados à maneira deles ocasionando em sequências que arrisco dizer que já nasceram clássicas. A imitação de Jackie Chan está impagável.

Um filme sem muitas pretensões a não ser a de divertir. E qual o problema nisso? Tem coisa melhor do que rir e sair do cinema flutuando de alegria rsss. Um único porém talvez seja que os filmes homenageados tenham ficado datados. Não adianta levar seu sobrinho de 10 anos pois ele não conhece os filmes aqui homenageados. É muito mais engraçado para nós trintões rsss.

Divertido, bem feito e muito criativo. Ótimas interpretações e um belo roteiro original. E não venha me dizer que trata-se do "Saneamento Básico" americano como disse algum crítico nojentinho de um jornal que não vou citar o nome. Rebobine é muuuuuuuuuito melhor. Sem comparações.
Para este povo, se o filme não faz pensar e não carrega centenas de metáforas, não vale a pena. Se faz rir com piadas normais então .... Não presta. Eita povinho amargo. Vai comer chocolate meu filho!







Nenhum comentário:

Postar um comentário

resmunga ai