segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

O Silêncio de Lorna


Bélgica/Inglaterra/França/Itália/Alemanha, 2008
Direção: Jean-Pierre Dardenne e Luc Dardenne

Mais um belo trabalho dos belgas e irmãos Dardenne. Em "O Silêncio de Lorna", os irmãos focam na questão dos imigrantes que vão à Europa em busca da tão sonhada cidadania que na visão deles é a única maneira de poderem sonhar com um futuro melhor ou um presente digno, mas o caminho a ser percorrido para atingir tal objetivo é árduo e cruel na maioria das vezes.

Lorna é uma imigrante albanesa que arruma um casamento falso com um belga drogado (interpretado muito bem pelo ator fetiche dos irmãos, Jeremie Renier). O plano inicial era casar com um drogado, pois a chance de uma morte por overdose é grande e logo, ela nem precisaria dár-se a o trabalho de inventar alguma desculpa para conseguir o divórcio, afinal, ser viúva neste caso é muito mais natural e melhor para sua imagem.
O drogado exige cuidados e é muito carente. E embora ela não queira envolver-se, aos poucos ela vai cedendo. Lorna não é uma mulher cruel, ela pagou pelo casamento ao louquinho drogado como é chamado pelos bandidos que circulam Lorna e sofre com as recaídas de seu "suposto" marido. Ela só quer conseguir sua cidadania e abrir um restaurante para viver dignamente com seu namorado.
Lorna tenta de todas as maneiras evitar o plano da overdose e começa a se autoflagelar para tentar dar entrada ao divórcio alegando que o marido à agride. Ela tenta convencê-lo de que esta seria a melhor solução, porém ele é incapaz de levantar a mão para ela. E por aí vai.

Além da questão da imigração, os Dardenne abordam principalmente o sentimento de culpa que pode devorar internamente uma pessoa até levá-la à loucura. E quem conhece o trabalho dos irmãos, sabe que não se deve esperar um final feliz.


O roteiro é muito bom e os atores estão excelentes. Alguns momentos são muito delicados e os poucos sorrisos de Lorna no meio de tanta decepção são como um arco-íris no meio do cinza.

Resumo da ópera: devemos sempre estar atentos as nossas decisões e escolhas, pois as consequências podem ser desastrosas e nos afetarem por toda a vida. Saiba bem o que você quer e tenha certeza de que os meios, justificam o fim. Belo filme.








Nenhum comentário:

Postar um comentário

resmunga ai