terça-feira, 20 de setembro de 2005

A Marcha do Imperador


França, 2005
Direção: Luc Jacquet

Todo ano os pinguins imperadores da Antarctica partem para uma marcha pela vida. Saem do conforto do mar para enfrentar condições onde o clima não é nada hospitaleiro. Caminham quilômetros e mais quilômetros em fila indiana para poderem realizar o ritual do acasalamento longe dos temidos predatores. Enfrentam tempestades, passam fome e todas as dificuldades que você possa imaginar. Nunca desistem.
Trata-se de um ritual maravilhoso. Os casais são monogâmicos, sim acredite se quiser, uma vez compromissado com seu parceiro (a), será com ele (a) que ficará até o fim do ritual. E o macho realmente seduz a fêmea em uma dança maravilhosa que comove o telespectador. Assim que a fêmea põe seu ovo, ela parte para o mar para buscar alimento para seu filhote. Logo, os machos ficam responsáveis por chocar e garantir a sobrevivência do pequeno até que a mãe esteja de volta. Vão-se 3 meses até que as fêmeas retornem. Detalhe: Os machos passam os 3 meses sem se alimentar, só vivendo em função do rebento que está por chegar.
Algumas mães não voltam porque foram vítimas de predatores, o mesmo acontece com alguns filhotes. Quando as mães retornam, os filhotes já nasceram. E para achar seu filho e seu macho entre milhões de pinguins todos iguais? Pelo canto. Impressionante. Quando a mãe chega, é a vez do pai partir para sua jornada em busca de alimento, afinal foram 3 meses sem se alimentar. E lá vão eles de novo.
A organização, o trabalho do casal, cada um sabe exatamente o que tem que fazer, qual sua função e se algo sai errado, a frustração é enorme, só no ano que vem poderão tentar novamente.
O documentário é narrado por um casal como se eles fossem os próprios pinguins, em 1° pessoa. Muito legal, principalmente na hora do acasalamento. Em se tratando de um documentário sobre a vida selvagem na Antárctica, é um prato cheio para os amantes de belas imagens e fotografia.
Quando os filhos já estão quase adultos é hora deles seguirem com os próprios pés. A família é desfeita. Agora é cada um por si, até que tudo comece novamente no próximo ano. Podemos aprender muito com os animais estudando seu comportamento.

Os filmes com animais no papel principal estão na moda, então aproveite esta chance e vá ao cinema mais próximo fazer uma reciclagem com estes bichos maravilhosos, camelos ou pinguins. O filme deve ser lançado no Brasil em Outubro.

















postado originalmente no o critico sou eu em 20/09/2005.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

resmunga ai