segunda-feira, 5 de setembro de 2005

A Fantástica Fábrica de Chocolate


EUA, 2005
Direção: Tim Burton


Tim Burton e Johnny Depp juntos novamente. Não consigo pensar em melhor dupla para o remake deste delicioso filme. Basta recordarmos de alguns trabalhos do duo. “ Edward, mãos de tesoura “ e “ Ed Wood” são exemplos desta junção maravilhosa.

Tim é um cineasta muito peculiar. Certos elementos sempre estão presentes em suas películas. Alguns deles são: - O visual gótico que remete as datas de Halloween e Natal, o enredo focado em torno de um personagem não compreendido, a freqüente presença de certos atores em seus filmes como Depp e Winona Ryder, sua obsessão por atores de filmes de Horror (Christopher Lee interpreta o pai de Willy Wonka) e por aí vai. Todos estes elementos estão presentes na Fábrica de Burton.

Eu estava com uma expectativa muito grande para ver este remake do original de 1971. Quando soube do diretor e do ator não tive dúvidas de que valeria a pena ter esperado. Se você estava tentando imaginar o que Burton faria, não se preocupe. Ele faz tudo o que você imaginou e muito, muito mais.

Censurado por seu pai (dentista) quando criança, Willy Wonka cresce obcecado por aquilo que seu pai mais abominava: - Doces! Constrói a maior fábrica de chocolates do mundo e vira um empreendedor de sucesso mundial. E que Fábrica gente. A Fábrica original já era encantadora, agora está um espetáculo. Os cenários, os figurinos, as cores, mais as loucuras de Burton, nos proporcionam um visual de encher os olhos! E a cachoeira de chocolate? Loucura rs!!! Toda criança quer uma barra Wonka. Com o sucesso, chega a inveja e após descobrir que alguns de seus funcionários estavam vendendo informações para concorrentes, decide despedir todos e se isolar na Fábrica.

Recluso e solitário, Willy Wonka realiza uma promoção. Distribue 5 convites em suas barras ao redor do mundo e as crianças que os encontrarem terão o direito de visitar a Fábrica por um dia. Uma delas ganhará um prêmio especial. As crianças são excepcionais. Caricaturas ambulantes. O tratamento visual dado à elas e a direção estão impressionantes! Tem o gordão, a menina mimada, a garotinha que quer ganhar em tudo (um show) e o doidinho por videogames. AAAAAA, claro, tem o Charlie, o bom garoto de família humilde que vive na casinha torta com os pais e os quatro avós. Estes por sua vez, ficam deitados juntos na mesma cama que fica no meio da casa. Impagável!!! Hehehehe.

No decorrer da visita, cada criança tem o prêmio que merece e conseqüentemente os responsáveis diretos por sua má educação. Elas podem levar um acompanhante. Não são bem prêmios, mas castigos. Alguns deles cruéis hahahaha. Imagino que certas crianças devam ficar assustadas com os castigos. – VIU SÓ O QUE ACONTECE SE VOCÊ É GULOSO?!!!! Pois é, o filme também é educativo. Não lembro de nenhuma criança na sessão que fui ... Digo, no sentido real da palavra hehehehe.

Talvez para amenizar um pouco a crueldade dos castigos, surgem os OOMPA LOOMPAS eeeeeeeee, eles são um show à parte. Eles ou ele, todos tem o mesmo rosto. Para cada castigo e cada criança eles interpretam uma música e coreografia. É a parte musical do filme. São intervenções onde Tim presta homenagens a antigos musicais e clássicos do cinema. As músicas nos remetem a várias décadas, do rap à disco music. E a sátira de “2001 , Uma Odisséia no Espaço” está hilária!!!! Ou seja, quando você pensa que nada mais poderá lhe surpreender, aparece algo novo. M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-O!!!!!

E o que dizer de Johnny Depp? O cara simplesmente incorpora o personagem e mais uma vez realiza um lindo trabalho. Os trejeitos, as caras e bocas, a aversão à família... Depp é especialista em interpretar loucos e Willy Wonka é desvairado!!! Sou fã de Depp. Não imagino outro ator para o papel.

Pois é, enquanto escrevo tento lembrar de algo que não tenha me agradado. Difícil. Mas , pra ser sincero, já dizia Humberto, tive sim uma decepção ... Lembra da música dos OOMPA LOOMPAS do filme original? Aquele que tantas vezes passou na sessão da tarde. Não existe mais. Na hora fiquei mesmo decepcionado, mas agora pensando de forma mais racional, chego a conclusão de que talvez minha decepção tenha sido fruto de uma certa nostalgia. Mas como dizia Cazuza, O Tempo não Pára! Entonces, está perdoado este pequenino deslize.

Dizem que chocolate vicia e provoca sensações de prazer ... Seria uma droga? Então, não perca mais tempo e vá ficar muuutcho doido com este DELICIOSO filme.













postado orinalmente no o critico sou eu em 05/09/2005.

Um comentário:

  1. Ah, Roger, eu também sou suspeita quando se trata dessa dobradinha Depp-Burton. Eu amo. Aliás, mesmo que estejam separados, pra mim, tá valendo também.

    E A Fantástica Fábrica de Chocolate é um filme lindo. Demais, adoro.

    Parabéns pelo texto!

    ResponderExcluir

resmunga ai