terça-feira, 4 de março de 2008

TODOS CONTRA ZUCKER


ALEMANHA, 2004
DIREÇÃO: DANI LEVY


No último sábado eu tinha que dar uma enrolada para aguardar o horário da peça a que iria assistir. Havia mais de 3 horas para esperar. O que fazer? Ir ao cinema é claro rss. Procurei então uma sala que fosse próxima ao teatro e lá fui eu para a Sala Uol assistir esta estréia que nunca esteve nos meus planos, mas como a programação da sala costuma ser boa ...

"Todos Contra Zucker" conta a história de um ex-famoso locutor esportivo que após a separação das Alemanhas encontra-se falido, cheio de dívidas e com o casamento capengando. Seus filhos não querem saber dele e a única coisa que lhe resta é ganhar algum dinheiro jogando bilhar, que aliás, o faz muito bem. De repente chega uma carta avisando que sua mãe, que se encontrava na Alemanha Ocidental faleceu e que uma herança o aguardava. Parece um milagre. Porém, para usufruir da mesma existe uma condição: Passar uma semana com seu irmão que também estava na Alemanha Ocidental, em paz e sem brigas. Para isso ele teria que receber seu irmão em sua casa onde seria realizada a despedida da falecida. Detalhe: Toda a família ocidental é judia ortodoxa e Zucker, nunca seguiu a religião.

Sua mulher é católica e nada sabe das regras da religião judaica. Começa então um verdadeiro intensivão na religião para que a parte da família ocidental não percebesse a ignorância da família de Zucker com relação ao judaísmo. Tudo, na esperança de abocanhar parte da herança. É claro que o plano sai pela culatra.

Apesar do personagem Zucker ser interessante, proporcionando muito conflitos por ser um velho rebelde e trambiqueiro, o filme ainda assim, não se salva. As piadas são muito previsíveis, aliás, o filme todo é. A partir do momento que ele recebe a notícia da herança, o espectador já ganha o filme inteiro. E essa notícia nos é apresentada nos primeiros 15 minutos, logo ....

O plote em si é bastante interesante e o conflito está gerado. Esta situação irá nos proporcionar algumas risadas, somente algumas infelizmente. Apesar do bom tema, o roteiro é fraco. Os atores ... são ok, mas realmente, não existe nada de muito cativante neste filme que não faria feio na sessão da tarde. Um filme sem grandes pretensões, que é o que propôs a ser: Uma comedinha simples com final feliz e algumas piadinhas no decorrer da película.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

resmunga ai