quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

O PALHAÇO


Brasil, 2011
Direção: Selton Mello

Nada melhor que inaugurar os posts de 2013 com um belo filme nacional. Selton Mello dispensa comentários. Trata-se de um dos melhores atores deste país e cada vez mais firma-se como um grande diretor. Sua passagem para trás das câmeras tem sido realizada com louvor, pelo menos nos últimos trabalhos, pois seu filme de estreia "Feliz Natal" de 2008, achei bem afetado. Mas como era a estreia, tem que relevar, afinal o homem tem crédito te sobra.

Seu atual trabalho na direção, a série "Sessão de Terapia", versão da trama israelense "Be Tipul", é simplesmente viciante, com diálogos arrebatadores e personagens riquíssimos. Mas vamos falar do indicado brasileiro ao Oscar, que infelizmente não se classificou entre os 5 finalistas.

Em seu segundo trabalho como diretor, Selton arrebata a crítica com este filme delicado, simples e belo. Ele conta a história de uma trupe circense que percorre os rincões deste Brasil. O circo Esperança é liderado pelos palhaços Puro Sangue (Paulo José) e Pangaré (Selton Mello), pai e filho respectivamente.

Cabe a Pangaré resolver os problemas e tocar o circo, uma vez que seu pai já esta bem velhinho. Pangaré é um palhaço em crise de identidade e olhar tristonho. A dificuldade para manter a trupe é diária, tendo que sujeitar-se a puxar o saco dos prefeitos das cidades por onde o circo passa. Se não bastasse, Pangaré não conhece outra vida além dessa do circo. Esta cansado, triste e vive no mundo da lua sonhando com ventiladores.

Certa noite após uma bebedeira ele põe o espetáculo em risco e Puro Sangue resolve ter uma conversa com o filho. Ele diz que nessa vida, precisamos fazer aquilo que sabemos fazer, aquilo que gostamos, dando a entender, que se Pangaré quiser tomar outro rumo e experimentar novas sensações, descobrir a vida fora do circo, que o faça, desde que seja feliz.

Pangaré vai então atrás de algo que não sabe o que é. O mundo lhe pertence. Sua atitude faz com que descubra o que realmente lhe importa nesta vida. A cena do reencontro é belíssima (prepare o lenço).

Com uma direção de arte impecável e belas atuações, "O Palhaço" credencia-se como um dos melhores filmes nacionais dos últimos tempos. Um roteiro simples, mas muito bem amarrado. Uma direção firme, de um diretor que sabe o que quer.

O filme ainda conta com participações mais que especiais, como Ferrugem e Zé Bonitinho, para citar apenas duas. Um show de atuação de Selton e do mito Paulo José, completam esta película imperdível e inesquecível. Vida longa ao diretor Selton Mello, que ainda participou do roteiro e da montagem. Cinema na veia!

O gato bebe leite, o rato come queijo e eu .... eu sou palhaço.





Um comentário:

  1. Um filmaço! Um dos melhores do cinema nacional nos últimos anos mesmo. Pena que já ficou de fora do Oscar. Belíssima homenagem ao circo, aos comediantes, uma delícia de ser visto... Boa indicação, Roger!!!

    ResponderExcluir

resmunga ai