domingo, 27 de janeiro de 2013

LINCOLN


EUA, 2012
Direção: Steven Spielberg

Lincoln mostra como o mítico ex-presidente americano conseguiu entrar para a história e tornar-se uma lenda ao abolir a escravidão na America.
Não se trata de uma biografia, pois o filme foca neste episódio marcante da história americana e o que Lincoln teve que fazer para conseguir que essa emenda fosse aprovada. O filme também mostra um pouco da intimidade do ex-presidente com sua família, principalmente sua esposa, interpretada magistralmente por Sally Field.
 
Aliás, o elenco é uma verdadeira constelação. Além do sempre excelente Daniel Day-Lewis , o filme ainda conta com as presenças magnéticas de David Strathairn, James Spader como você nunca viu e Tommy Lee Jones, que rouba a cena.

Trata-se de um filme muito particular, pois conta uma história muito específica dos EUA. Um épico muito bem realizado e produzido, mas que não encanta. São muitos detalhes e se você perde um diálogo, corre o risco de não conseguir acompanhar o restante.

Eu diria que têmos um filme com interpretações monstruosas, mas com um roteiro frio, muito quadrado e cheio de informações. 

Apesar de tudo, gostei da maneira como o filme mostra Lincoln, um ser humano perspicaz, inteligente e a frente de seu tempo, mas com suas fraquezas e defeitos. Em nenhum momento o filme cai na pieguice de endeusar ainda mais o mito americano.

Como estamos aqui para falar de cinema e não de história, eu digo o seguinte: Lincoln é filme para emocionar americano e professor de história. Trata-se de um filme de ator. Atuações soberbas, mas todo misticismo em torno do protagonista e centro da história, não foi suficiente para fazer de Lincoln um grande filme. É um bom filme. Daniel Day-lewis é barbada para o Oscar, mas achei Spielberg um tanto preguiçoso no desenvolvimento da película. Poderia ter feito muito mais.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

resmunga ai