segunda-feira, 20 de setembro de 2010

HA HA HA


Coreia do Sul, 2010
Direção: Hong Sangsoo

O cinema coreano vem destacando-se e muito nos últimos anos. Cinema de qualidade com atores e diretores idem. Mas até então, o que mais aparecia eram seus filmes fantásticos como "O Hospedeiro", a trilogia que teve início com "Oldboy" e o vampiresco "Sede de Sangue" e por aí vai. Filmes excelentes, mas surreais, não que isso seja um problema, de maneira alguma, cinema é fantasia, mas é também saber dissertar sobre as coisas simples da vida, o cotidiano de todo dia. Talvez Kim Ki-Duk, do lindo "Casa Vazia" e "Time" seja um destes diretores que preferem abordar temas mais realistas, mas ainda assim, ele também gosta de utilizar da magia que somente o cinema pode proporcionar.

Eis que temos em "Hahaha", do diretor Hong Sangsoo, um filme sem maiores pretensões, onde uma história sobre gente como a gente, arrebatou o prêmio UN CERTAIN REGARD em Cannes neste ano. Nada de vampiros, mostros ou espíritos, quer dizer, mais ou menos, em dado momento o personagem principal encontra um velho guerreiro e busca conselhos com ele, mas é só.

O filme mostra o reencontro de 2 velhos amigos. Um cineasta fracassado e outro infeliz por não conseguir assumir a amante. Durante o encontro eles enchem a cara e contam histórias de suas vidas, que estavam mais próximas do que podiam imaginar.

Os personagens são ótimos, o roteiro leve, divertido e muito bem amarrado. Temos ainda uma tentativa de inovação no modo como são narradas as histórias, através de fotografias de ambos no encontro ouvindo-se somente o áudio.

Um filme divertido, leve e inteligente sobre gente como a gente, com os mesmos problemas e sem afetação. Um filme que mostra a sabedoria oriental e não tem medo de afirmar, SEMPRE, que devemos viver cada dia como se fosse o último. Aliás, conselho que eu sigo a risca e sempre incentivo os outros a seguirem também, afinal, nesta vida só temos uma certeza, e você sabe muito bem qual é. Não sabe? Vida longa ao cinema coreano!





Nenhum comentário:

Postar um comentário

resmunga ai