quarta-feira, 28 de julho de 2010

ANATOMIA FROZEN


Texto: Bryony Lavery
Direção: Marcio Aurelio
Elenco: Joca Andreazza e Paulo Marcello
Tradução: Rachel Ripani
Adaptação: Cia. Razões Inversas
Quando conferi "Agreste" no ano passado, com a mesma equipe e elenco de "Anatomia", tornei-me fã da Cia. Razões inversas e consequentemente destes dois excelentes atores.
Como em "Agreste", "Anatomia" conta com uma cenografia simplória e um figurino enxuto. Com dois atores de peso como estes, qualquer extra é mera bobagem. Eles não precisam de grandes aparatos para envolver o espectador e é ai que vêmos a verdadeira magia do teatro.
"Anatomia Frozen" é uma peça com um texto forte e pesado que vale cada minuto. Infelizmente muita gente ainda tem aquela ideia de que teatro é tudo comédia e quando depara-se com algo fora do contexto, faz caras e bocas. Pude conferir algumas destas caras assustadas diante do texto de Bryony Lavery. Informem-se gente!
A peça aborda um tema muito polêmico e tão em voga em tempos de internet: pedofilia. Têmos então três narrativas entrelaçadas. A psquiatra que escreve uma tese sobre assassinatos em série, o pedófilo e psicopata condenado a prisão perpétua e a mãe de uma de suas vítimas.
Os três personagens encontram-se congelados em seus estados emocionais. Primeiramente temos a apresentação da psiquiatra, depois o encontro dela com o psicopata, onde o texto tenta dissecar a mente e a origem deste assassino. A mãe de uma de suas vítimas é apresentada e para concluir, o grande encontro entre mãe e assassino, o ápice desta poderosa encenação.
Com interpretações divinas, um texto bem amarrado com uma bela direção e uma trilha envolvente e angustiante, posso afirmar que "Anatomia Frozen" é merecedora de todos os elogios e prêmios que vem arrebatando. Prêmios como o APCA de melhor diretor, CPT de melhor elenco e a indicação ao Prêmio Shell de melhor diretor.
É uma peça para amantes do Teatro. Se você está atrás de comédia, não perca tempo e poupe os outros de suas caras de tédio e espanto. Stand up Comedy tá cheio por aí.
A peça encerrou a temporada em São Paulo e irá iniciar excursão Brasilzão afora, mas quando ela voltar, não perca a chance de conferir.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

resmunga ai