terça-feira, 6 de julho de 2010

O PROFETA


França, 2009
Direção: Jacques Audiard

Pós-graduação no crime. O tão badalado e comentado filme francês não chegou a encher meus olhos, mas com certeza é merecedor de todos os prêmios que recebeu, entre eles Cannes, o César (Oscar do cinema francês) e a indicação ao Oscar de filme estrangeiro.

Temos aqui a história do jovem Malik, meio árabe, meio italiano, interpretado pelo excelente Tahar Rahim. Malik chega a prisão não se sabe o motivo. Muito jovem, vai ganhando a confiança do todo poderoso italiano que domina o local. Tal proximação dos italianos faz com que a parte muçulmana da prisão o rejeite.

Devido ao bom comportamento e com uma mãozinha do chefão italiano, Malik começa a receber direito a saídas esporádicas da prisão. Nestas saídas, realiza serviços para o italiano e procura sua própria subsistência.

O filme traz alguns clichês das películas de prisão, mas até ai normal, como já disse antes, o que importa é saber trabalhar os clichês, afinal, é quase impossível realizar um filme sem eles. Seu diferencial está na interpretação de primeira de Tahar e do elenco coadjuvante.

Chegaram a comparar com "O Poderoso Chefão", mas péra lá, menos. O filme é bom, mas não é para tanto.
A grande sacada está no título. Por que "O Profeta"? Bom, cada um tira sua própria interpretação, mas acreditar que tudo que foi feito por Malik já estava premeditado, faz com que o filme ganhe e muito como um todo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

resmunga ai