quarta-feira, 9 de junho de 2010

ONDE VIVEM OS MONSTROS

EUA, 2009
Direção: Spike Jonze
Em "Onde Vivem os Monstros", Spike Jonze, diretor dos ótimos "Adaptação" e "Quero Ser John Malkovich", nos apresenta sua versão cinematográfica para o clássico livro de mesmo nome escrito em 1963 pelo americano Maurice Sendak.
O livro conta a simples história de Max, garotinho rebelde e solitário que após ficar de castigo embarca no seu mundo de fantasias rodeado por monstros cheios de simbolismos. Na terra dos monstros, Max é escolhido Rei, com a difícil missão de estabelecer a alegria e espantar a tristeza do reino.
Pode-se dizer que cada monstro representa um sentimento da criança Max. A angústia, a raiva, a felicidade e a decepção. Max aprende com seus monstros a difícil arte de conviver. Como podemos descer do céu ao inferno em questão de segundos e como lidar com as quedas. Descobre que reinar exige enorme responsabilidade e como é complicado conseguir agradar a todos seus súditos.
Nessa história recheada de arquétipos, Max vira a "mãe" dos monstros. Assim, ele sente na pele o sofrimento que causa a sua própria mãe com seu comportamento rebelde e mimado e na volta para casa, passa a valorizá-la.
A pergunta era: Como transformar um livro de 40 páginas em um longa? Jonze fez o que dava pra fazer, encheu linguiça. É notável a maneira como o filme se arrasta minutos à fio com cenas que poderiam durar 1/3 do tempo normal. Com certeza um curta seria muito melhor.
A trilha é uma graça e os personagens contam com vozes de peso como James Gandolfini, Paul Dano, Chris Cooper e Forest Whitaker no papel do monstro que possui o temperamento mais próximo de Max.
Resumo da ópera: Todos têmos nossos monstros e sabemos que muitas vezes leva muito mais que 2 horas para exterminá-los. O filme no entanto poderia ter uma hora a menos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

resmunga ai