quarta-feira, 9 de junho de 2010

O MENSAGEIRO


EUA, 2009
Direção:
Oren Moverman

Début de Moverman na direção, roteirista do ótimo Não Estou Lá, "O Mensageiro" narra a história de dois oficiais do exército americano que possuem uma tarefa um tanto indigesta: Informar a morte de soldados na Guerra do Iraque para seus familiares mais próximos.
Os oficiais são interpretados por Ben Foster e Woody Harrelson respectivamente, sendo que este último recebeu a indicação ao Oscar de melhor ator coadjuvante pelo papel. Muito merecido diga-se de passagem.
Foster interpreta o novato na missão e Harrelson o veterano que lhe explica todas as manhas e regras sobre o trabalho. Regras essas que no decorrer do filme, veremos que são impossíveis de serem seguidas, afinal, é praticamente impossível saber como cada pessoa irá reagir a uma notícia tão trágica.
Com excelentes participações de Steve Buscemi e Samantha Morton, pode-se dizer que trata-se de um filme de atores. Esta última por sinal, é fundamental para o desfecho da trama que muda seu percurso na segunda metade da película. Foster vai muito bem como o soldado perturbado que sente prazer em executar sua nova missão. Não que ele seja um sujeito mau, mas ver o sofrimento daquelas pessoas ao receberem a notícia, parece fortalecê-lo de alguma maneira. Harrelson dispensa comentários e seu personagem encontra no de Foster o parceiro ideal não só para o trabalho, mas para sua solidão. Ele encontra um amigo.
O filme porém não escapa de certo clichês do gênero, como por exemplo as pertubações psicológicas dos soldados que enfrentam uma guerra. Talvez seja difícil mesmo escapar dos tais clichês para tratar do tema. Com certeza, não é um trabalho nada fácil, tampouco recomendado.
O filme teve pouco destaque por aqui, mas com certeza vale a pena confêri-lo no conforto de sua casa, principalmente pelas ótimas atuações.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

resmunga ai