quinta-feira, 17 de junho de 2010

INVICTUS

EUA, 2009
Direção: Clint Eastwood

Em tempos de Copa do Mundo, conhecer um pouco mais da história do país anfitrião é sempre interessante. Principalmente quando o protagonista desta história chama-se Nelson Mandela, um ícone universal e símbolo de luta e justiça. Não a toa, vencedor do Nobel da Paz.
O filme conta a história de um episódio real, a final do Campeonato Mundial de Rugby sediada na África do Sul no ano de 1995, que foi genialmente utilizado por Mandela para tentar criar uma nação unida pós dominação do Apartheid.
Após mais de 30 anos enclausurado, Mandela é libertado e eleito presidente da África do Sul. Para a nação significa a hora da vingança contra a minoria branca, mas para Mandela, significa a oportunidade mor de tentar unificar seu país, independente de seu passado e triste história. Todo horror de outrora deve ficar para trás. Incrível acreditar como após mais de 30 anos de prisão, ele sai de lá pronto para perdoar todos que o humilharam.
O episódio por si só já emociona, na mão de Clint então, todas as artimanhas de seu cinemão são utilizadas para atingir o espectador mais durão. Sim, você vai se emocionar. Até porta da esperança emocionava. Comparação bizarra para deixar bem claro que a comoção não necessariamente vem acompanhada de qualidade cinematográfica. Clint usa e abusa do clichês, das frases de efeito e do slow motion. É até covardia. Morgan Freeman no papel do homem está ok. Matt Damon no papel de capitão do time e homem de Mandela em campo também esta bem, mas nada demais, achei até exagerada a indicação ao Oscar, aliás, para os dois, mas enfim ...
O que vale mesmo aqui é conhecer um pouco mais dessa figura admirável que é Mandela, tá certo que poderia ter sido menos adocicado, mas o homem merece todas as homenagens.
A reprodução do jogo histórico envolta em drama dura pelo menos 1/3 do filme. Parece que nunca vai terminar. Legal mesmo, é a exótica e famosa dança tribal do time desafiante All-Blacks.
Mas é isso ai, Clint chegou a um patamar que não precisa preocupar-se com o a opinião dos outros, alguns vão criticar, mas a maioria com certeza irá gostar. Bom programa para assitir no conforto de sua casa, mas falando de cinema, nada que você já não tenha visto quando o assunto é esporte, superação e volta por cima.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

resmunga ai