quarta-feira, 3 de março de 2010

UM HOMEM SÉRIO



EUA/Reino Unido/França, 2009
Direção: Joel Coen e Ethan Coen

Mais uma vez a dupla dinâmica volta a atacar. Os irmãos Coen são incríveis e não existe um filme da dupla que tenha me desagradado. São todos acima da média sempre e de vez em quando, fazem uma obra-prima como o recente "Onde Os Fracos Não Tem Vez".

"Um Homem Sério" conta a história do judeu Larry Gopnick, professor de física de uma Universidade nos EUA da década de 60. Larry encontra-se as vésperas de ser promovido. Profissionalmente parece que as coisas andam bem, mas e a vida sentimental de Larry? Seria ele um homem feliz? Não. Mas isso não fica claro até que sua mulher pede o divórcio e Larry, o homem sério, não entende o motivo da separação. Aliás, ele não entende nada. Trata-se de um homem sério e infeliz que nunca questionou nada. O típico ser que é sempre o último a saber de tudo. O filhos não o respeitam. A filha vive se maquiando e reclamando do tio que não sai do banheiro. O filho vive fumando maconha e reclamando da antena da tv. A mulher reclama do casamento e faz suas exigências, prontamente atendidas por Larry. O homem sempre viveu no piloto automático até então.

Larry procura então os conselhos de 3 rabinos, que na verdade, não irão ajudar em absolutamente nada. A resposta será encontrada por ele mesmo da pior maneira possível. Uma vida dedicada a família e ao trabalho resultou em um homem apático e acomodado. Valeu a pena?

Como de costume, os irmãos Coen transitam como ninguém nas obras de humor negro. Diálogos e personagens sarcásticos, roteiros inventivos e claro, mensagens embutidas em cada frame. Nada é por acaso nas obras da dupla. E sim, mais uma vez, um final com tom enigmático, mas nem tanto, pois fica bem claro o significado de cada acontecimento na vida de Larry Gopnick.

Um ótimo filme para se pensar e muito nas escolhas que tomamos em nossas vidas. O destino não faz tudo sozinho.


Melhor Filme e Roteiro Adaptado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

resmunga ai