quinta-feira, 4 de março de 2010

O SEGREDO DOS SEUS OLHOS



Argentina/Espanha, 2009
Direção: Juan José Campanella

A incursão de Campanella ("O Filho da Noiva", "Clube da Lua") dirigindo sitcoms nos EUA como "Law & Order" e "House" agregou e muito ao seu trabalho como diretor. Em "O Segredo De Seus Olhos", Campanella apresenta um domínio de linguagem incrível. Passeia entre passado e presente com extrema segurança, além de transitar entre gêneros como suspense, humor, romance e política com maestria. Ou seja, o homem evoluiu demais. O romantismo e leveza ainda estão presentes como marca registrada de seu trabalho, mas o domínio da técnica conquistada com o belo currículo, torna Campanella um dos grandes nomes da Sétima Arte latina.

"O Segredo De Seus Olhos" traz a história de Benjamim Espósito (Ricardo Darín), que ao aposentar-se da carreira de oficial de justiça, pretende escrever um romance sobre um crime que nunca saiu de sua cabeça. O estupro e assassinato de uma jovem nos anos 70. Mas não foi somente o crime brutal que nunca saiu de sua cabeça. Irene, sua superior na época também nunca saiu de sua cabeça, embora tenham se passado 25 anos e ambos tenham tido suas experiências conjugais.
Confesso que estava meio de saco cheio da superexposição de Darín, mas essa dupla (Darín/Campanella) funciona muito bem. Darín está ótimo no papel de Espósito, aliás, os personagens são incríveis. Temos o excelente Sandoval como o braço direito e "pinguço" de Espósito. O homem é uma comédia e vêm dele a parte cômica do filme. Temos também o marido da jovem assassinada. Um personagem forte e intrigante, além de misterioso.

O roteiro é simplesmente divino. O homem consegue colocar na mesma panela, tragédia, romance, aventura, política e suspense. O plano sequência que deixou boquiaberta grande parte dos profissionais de Cinema é um espetáculo. Durante 5 minutos Campanella desce sua câmera de um helicóptero, entra na arquibancada de um estádio e inicia uma perseguição nervosa ao suspeito, que só será interrompida dentro da cancha. Com certeza, fruto de sua experiência com "Law & Order". Os diálogos acompanham a miscelânea e são inteligentes, engraçados e emocionantes. E a maneira como casou tudo isso, não poderia ter sido melhor.

E como todo grande filme, existe sempre aquelas palavras que levaremos para sete palmos da terra. As proferidas por Sandoval são simplesmente divinas: Um Homem pode mudar de tudo. Mulher, país, trabalho. Mas uma coisa ele não pode mudar nunca. Um homem não pode mudar, de paixão! Verdade? Com certeza.

O Oscar vem perdendo credibilidade a cada edição porque eles não reconhecem o cinema estrangeiro e ainda acreditam que eles fazem o melhor cinema do mundo. Como entretenimento e indústria, não podemos negar que eles são imbatíveis, mas em matéria de qualidade, ja faz tempo que não são os únicos. "O Segredo De Seus Olhos" poderia tranquilamente figurar entre os melhores filmes do prêmio principal. Conferi 9 dos indicados e cá entre nós, somente "Bastardos Inglórios" é digno de estar na lista e o pior de tudo, é que eu sei que não vai ganhar. Enfim, a festa do cinema americano corre o risco de daqui alguns anos, ser transmitido somente para eles mesmos.

Mas falemos de coisas boas. Campanella nos presenteia com um FILMAÇO, isso mesmo, em maiúsculas e o final ... Confesso que chorei. Lindo!




Melhor Filme Estrangeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

resmunga ai