sexta-feira, 19 de março de 2010

SOUL KITCHEN

Alemanha/Turquia, 2009
Direção: Fatih Akin

Zinos, um jovem dono de restaurante, está sem sorte. A namorada o trocou por um emprego em Xangai e ninguém mais frequenta seu restaurante desde que trocou de cozinheiro. Até que sugerem um novo nome para o estabelecimento e esse nome pega: todos começam a comentar o novo ponto de encontro da cidade, o Soul Kitchen. Mesmo com os negócios indo muito bem, o coração do jovem continua partido e ele resolve ir atrás de sua ex-namorada, deixando o restaurante nas mãos do irmão Illias – para, ao final, perceber que ambas as decisões foram péssimas.
Akin superando-se a cada filme e mostrando que não é cineasta de um assunto só, pelo contrário, o homem transita com tranquilidade nas mais diversas searas e vai muito bem em todas elas. Sua cinematografia é diversificada e sensacional. Temos o premiado "Contra a Parede", o documentário musical "Atravessando a Ponte - O Som de Istambul" e o drama "Do Outro Lado". Todos diferentes e maravilhosos.
Agora ele chega com essa comédia imperdível e divertidíssima. E olha que comédia é sempre um desafio para o cineasta. Aqui Fatih mostra seu lado pop e cômico maravilhosamente. Personagens incríveis, um roteiro que apesar de não ser sensacional segura bem a onda e uma direção como sempre impecável. O homem manda muito. E apesar de ser uma comédia, Akin não deixou de lado o tema central de toda sua cinematografia: o imigrante na Europa. Claro, que aqui, de maneira bem mais leve e sucinta, mas ainda sim, presente.
Ele deve ter pensado: Deixa eu fazer um filme pra divertir, não preciso ser cabeça o tempo todo e ja demonstrei do que sou capaz. É isso aí. Os pseudo intelectuais tupiniquins tem que parar com esse negócio de que que só é bom aquilo que faz pensar, aquilo que é parado, cheio de metáforas e para ser mais direto, chato. Dá-lhe Akin! Muito bom.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

resmunga ai