quinta-feira, 11 de março de 2010

CORAÇÃO LOUCO


EUA, 2009
Direção: Scott Cooper

Velho ídolo da música country encontra-se decadente, tocando em bares pequenos e lugares bizarros, como um boliche, para basicamente garantir sua bebedeira de todo dia. Ao conhecer uma jovem mulher ele volta a escrever belas canções, como as que fizeram seu sucesso no passado.
Ao ler esta sinopse é impossível não comparar "Coração Louco" a "O Lutador", filme que esta na minha lista de melhores do ano passado. Mas apesar das semelhanças, o filme de Cooper está aquém.
Ambos os filmes tratam do mesmo tema: A volta por cima através do amor. Só que este tema por si só vem acompanhado de diversos clichês e é ai que entra a mão do diretor. Ou a falta dela.
O trunfo do filme esta na bela interpretação do até então injustiçado Jeff Bridges e na poderosa trilha. Mas cá entre nós, o trabalho de Mickey Rourke em "O Lutador" foi tão bom quanto ou até melhor que o de Bridges. Vai entender.
Achei equivocada a escolha do elenco coadjuvante.Maggie Gyllenhaal é uma graça, além de talentosa, mas apesar da indicação ao Oscar, achei que sua personagem foi pouco explorada. Colin Farrel, também bom ator, não engana ninguém como astro da country music. Sabe quando o ator não combina com o personagem? Tive essa sensação. E Robert Duvall também não era a melhor figura pra interpretar o melhor amigo. Nada combinou, mas até que agradou. Sabe, é bom, legalzinho, mas poderia ser muito melhor.
O roteiro é fraco e chega a ser meio forçado e previsível em dados momentos, como quando a criança, filho da personagem de Maggie some.
Mas quer saber, a trilha de T-Bone Burnett, responsável também pela trilha de "Ei, Meu Irmão, Cadê Você" (ótima) é muito poderosa e essa sim, caiu como uma luva para o personagem de Bridges. Jeff interpreta algumas canções e manda muito bem.
A trilha + a história de amor e redenção + o belo trabalho de Bridges, valem o ingresso.
É do ser humano dar valor as coisas somente quando as perde. Até amadurecer para reconhecer, muita água rola. Um dia deixamos nosso lado Bad Blake no passado. E que permaneça por lá.
ps: Após algum tempo fora do ar devido problemas técnicos, a Radio Trilha volta com tudo destacando a trilha de "Coração Louco". Música de qualidade. O country bebeu na fonte do blues do sul dos EUA. Dos escravos das plantações de algodão. De Bo Carter e Robert Johnson. Destaque para as belas "The Weary Kind" e "Brand New Angel" e o sumo do blues "Once a Gambler". Muito bom!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

resmunga ai