terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

SWEENEY TODD: O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet



EUA/Inglaterra, 2007
Direção: Tim Burton

Primeiramente gostaria de dizer que sou um grande fã da obra de Tim Burton. "Ed Wood", "Edward Mãos de Tesoura", "O Estranho Mundo de Jack" e por aí vai. Também considero Johnny Depp um dos melhores atores de sua geração. A dupla junta já nos rendeu grandes obras do cinema e é sempre uma parceria aguardada, uma vez que Depp é o "Muso" de Burton. A Musa mesmo ele já pegou para si, sua mulher Helena Bonham Carter, sempre ótima também.

Com esta dupla sempre disposta a entrar no mundo de Burton, mais o enorme talento do mesmo, resulta no "ménage a trois" dos mais produtivos do cinema americano.

Inspirado no musical da Broadway, "Sweeney Todd" conta a história de um barbeiro que retorna a sua cidade natal para vingar-se do juiz que lhe colocou na prisão para ter o caminho livre para poder assediar sua esposa. Com o passar do tempo, ele perde totalmente o valor pelo próximo e dá início a matança. Ninguém é inocente e todos merecem sentir sua lâmina afiada. E assim será até que ele consiga acabar com a vida do juiz que o privou de seu futuro e roubou-lhe esposa e filha.

Para ajudar-lhe nesta empreitada, ninguém melhor que a padeira Helena Bonham Carter. Ela aluga a casa que fôra de Todd e assim os dois se conhecem. Seu estabelecimento anda às moscas, literalmente. Ninguém quer saber de sua torta sem carne e é aí que ela tem a grande idéia: Porque desperdiçar tanta carne enterrando os corpos se eles podem dar um ótimo recheio para suas tortas? Bizarro? Simmm, seja bem vindo ao mundo de Tim Burton. A partir daí, a padaria volta a prosperar e faz um enorme sucesso.

Trata-se de um filme com muito sangue e uma leve pitada de humor negro. Aliás, não é um filme né, é um musical. Mesmo estando nas mãos do excelente Burton, por muitos momentos a película é chata e maçante. As músicas são um porre e cá entre nós, este foi o primeiro trabalho de Depp onde ele precisou soltar a voz, que diga-se de passagem, ele não tem ! Como cantor, ele é um maravilhoso ator. O mesmo vale para Carter. Juntando estes elementos, os 116 minutos do musical parecem uma eternidade.

Agora, se formos falar da direção de arte, figurino, maquiagem ... Mudamos o tom. Os filmes de Tim Burton possuem a característica de primarem pela excelência no que diz respeito a estes quesitos. Um trabalho de tirar o chapéu na maioria das vezes e não poderia ser diferente com "Sweeney Todd". Visualmente, maravilhoso.

Como filme musical, deixa a desejar. Mas Tim Burton é Tim Burton né. Quem conhece seu trabalho não vai resistir a tentação de assistir, pois já tem uma idéia do que aguardar. É sempre um deslumbre para os olhos, embora no caso de "Sweeney", não passe disso, pois a história é fraquinha fraquinha.

Se você quer saber como se saiu Johnny Depp soltando a voz em um musical, esta é a oportunidade, porque algo me diz, que musical ... este foi seu primeiro e último rs. Ninguém merece. Aff!




MELHOR ATOR / DIREÇÃO DE ARTE / FIGURINO

Um comentário:

  1. O filme é bastante atraente, especialmente envolvendo Jonny profunda é ótimo. Também devo admitir que apesar de ser um musical o roteiro era bastante atraente, cujo mérito deve entregá-lo a J. Logan. Altamente recomendado.

    ResponderExcluir

resmunga ai